Posted by : Unknown quarta-feira, 29 de outubro de 2014



 O Super Nintendo tentou bater de frente com os primeiros consoles de 32 bits no fim de sua geração. Hoje vamos ver como ela fez isso colocando chips especiais em seus cartuchos.


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Enquanto o Mega Drive da SEGA apelou para um drive de CDs e um acessório que o permitia trabalhar em 32 Bits, a Nintendo manteve o mesmo hardware do seu console, trabalhando para alterar ois cartuchos de seus jogos.  Os projetistas de hardware da Nintendo acharam mais viável que cada cartucho tivesse um chip especial para a função que gostaria de “turbinar” do que o console tivesse um único que se tornaria obsoleto em alguns meses.
Os chips que fizeram mais sucesso e se tornaram conhecidos por todos foram:
Super FX : talvez fosse o chip mais poderoso que os jogos receberam. Ele conseguia executar funções que o processador principal do Super Nintendo não era capaz. O chip foi usado principalmente para criar mundos em 3D, com polígonos reais, mas também conseguia fazer mapeamento de texturas e sombreamento baseado em fontes de luz. Com tais efeitos poderia melhorar jogos em 2D.
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Na imagem ilustração do Super FX
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Principais jogos com o Super FX: Star Fox (aqui realmente foi um marco para o chip e para a história dos games, pois é o primeiro em 3D real para um console), Stunt Race FX e Vortex.
Super FX 2: Ele foi uma versão otimizada do primeiro com efeitos mais modernos antes não suportados. Ele permitia em Yoshis Island o efeito de Sprite Scaling e alongamento gráfico, onde o chip manipulava imagens, alterando seu tamanho (como os chefes gigantes de Super Mario World 2). Foi usado em Doom e Super Mario World 2 Yoshi’s Island;
O Super FX 2 garantia chefes enormes em SMW2
O Super FX 2 garantia chefes enormes em SMW2
Nintendo SA-1: O “Super accelerator” buscava dar um upgrade geral no Super Nintento. Ele aumentava o clock do console de 3.5 para mais de 10 Mhz, aumentava em mais 2K a memória RAM e acrescentavas outras funções inéditas. Apesar de todas essas promessas, foi pouco usado, tendo destaque em Super Mario RPG, que conseguia manter os gráficos bonitos e garantir uma melhoria no efeito, garantindo mais profundidade;
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Cx4: Este chip ajudava o console a realizar cálculos trigonométricos, efeitos de rotação e outras melhorias. Ajudava com os cenários alterados em tempo real em games como Megaman X2 e Megaman X3. Ao pressionar o botão B no controle 2 ao iniciar um dos dois Mega Mans, uma tela de teste do chip era exibida. Por possuírem tal chip, foram games que demoraram anos para poderem ser jogados em emuladores;
Este chip foi desenvolvido e usado apenas pela Capcom na série Megaman X
Este chip foi desenvolvido e usado apenas pela Capcom na série Megaman X

Chefe final de Mega Man X3 usava e abusava do chip CX-4
Chefe final de Mega Man X3 usava e abusava do chip CX-4
DSP: O Digital Signal Processor foi uma série de diferentes versões de chips que permitiam cálculos rápidos, conversões de Bitmaps (facilitando a programação e melhorando a qualidade dos gráficos) e outras adições.
DSP-1: Ele praticamente foi criado junto do console, equipando Pilotwings (game de lançamento) e mais tarde o incrível Super Mario Kart. Ele conseguia criar algo muito próximo ao 3D, conseguindo fazer com que as pistas de Mario Kart pudessem ser vistas “à frente” para exemplificar. Além dos 2 games citados, mas de 15 jogos receberam adições do DSP-1;
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DSP-2: Este chip é uma exclusividade do games Dungeons Master, um jogo da Atari muito famoso nos computadores e consoles da época, como no Turbo Grafx 16. Aqui o DSP-2 foi usado inteiramente para converter o formato de imagem proprietário do Atari ST (computador da época) para um formato que o SNES fosse capaz de ler;
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Com o DSP-2, Dungeon Master era conversão fiel do PC para SNES
Com o DSP-2, Dungeon Master era conversão fiel do PC para SNES
DSP-3: A terceira versão do DSP foi usada por um único game e ele nunca saiu do Japão. Era um jogo de estratégia baseado em turnos chamado SD Gundam GX. Nele o chip especial calculava o próximo movimento da inteligência artificial do jogo e outras funções gráficas.
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DSP-4: Foi a evolução do primeiro, mas não para efeitos em 3D, e sim para melhorias na formação de cenários em Top Gear 3000. Basicamente a função era ajudar o console naqueles momentos que a pista apresentava dois caminhos à serem seguidos. Este game foi o último à ser emulado, isso graças a seu chip exclusivo;
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S-DD1: Utilizado em Street Fighter Alpha 2 e Star Ocean, conseguia expandir o uso de memória dos cartuchos comuns, chegando a quase 50MB de armazenamento em cada um, ele nada mais era que um descompactador de dados, que entendia o tipo de compressão pré determinado pela desenvolvedora (com o famoso Win-Zip, que compacta e descompacta arquivos no PC).
A mágica feita pelo S-DD1 em conjunto com o próprio SNES, era o de conseguir transmitir os dados descompactados quase que em tempo real ao processador gráfico, sem comprometer o processador do console. Portanto com o S-DD1, games muito grandes poderiam ser portados sem comprometer em praticamente nada a jogabilidade ou velocidade de carregamento dos games, como observamos em todos os poucos que o usaram.
Street Fighter Aplha 2 era bonito e completo no Snes, com super combos e tudo que se tinha direito
Street Fighter Aplha 2 era bonito e completo no Snes, com super combos e tudo que se tinha direito
Indiretamente o chip serviu também para inibir a pirataria, pois os pirateiros não tinham acesso a sua fabricação e nem conseguiram criar algo parecido que o substituísse.
Outros chips: meu post não seria completo se eu não mencionasse que existiram outros chips com relativa fama, e outras centenas improvisados para cada cartucho e função específica. Os outros chips que temos informações são:
GB-Z80: Usado dentro do cartucho do acessório Super Game Boy, que carregava com ele praticamente um Game Boy inteiro ali dentro;
MX15001TFC: Um chip curioso, que na verdade funcionava como uma memória. No Japão os jogadores o levavam até um evento da Nintendo e poderiam gravar um jogo inteiro ali dentro ou demos de games;
OBC-1: Usado apenas no game Metal Combat (aquele que vinha com a Super Scope) para manipulação de sprites;
S-RTC: nada mais era um relógio interno em tempo real para o game Daikaiju Monogatari II;
SPC7110: Fabricado pela EPSON, servia normalmente para relógio interno de alguns games que o utilizavam;
Chips ST: O ST-10, ST-11 e o ST-18, foram usados para melhorar a Inteligência artificial de alguns games, potencializando os cálculos matemáticos do Super Nintendo;
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Os problemas no uso de chips
Os maiores problemas que as produtoras apontavam no uso de tais chips era a velocidade de acesso do console as informações do cartucho, que não poderia ser mudada. De nada adiantaria um processador com clock mais potente presente em um cartucho se o processador interno teria que trabalhar em conjunto, limitando o processador mais moderno.

List



    CX4
    #Megaman X2
    #Megaman X3

    DSP1 
    # Ace o Nerae! 3D Tennis
    # Armored Trooper Votoms : The Battling Road
    # Ballz 3D
    # Battle Racers
    # Bike Daisuki! - Rider's Spirits
    # Dragon Ball Z : Super Butoden 3
    # Final Stretch
    # Lock-On / Super Air Diver
    # Michael Andretti's Indy Car Challenge
    # Pilotwings
    # Shutoko Battle '94 : Keichii Tsuchiya Drift King
    # Shutoko Battle 2 : Drift King Keichii Tsuchiya & Masaaki Bandoh
    # Suzuka 8 Hours
    # Suzuka 8 Hours 2
    # Super 3D Baseball
    # Super Air Diver 2
    # Super Bases Loaded 2
    # Super F1 Circus Gaiden / Super F1 Circus 4
    # Super Mario Kart
    # Touge Densetsu : Saisoku Battle
    # Super Air Duel

    DSP2
    # Ace wo Nerae !
    # Dungeon Racer

    DSP3
    # SD Gundam GX

    DSP4
    # Top Gear 3000

    FX
    # Wild Trax / Stunt Race FX
    # Star Fox / Starwing
    # Star Fox : Competition Edition
    # Vortex

    FX2
    # Dirt Racer
    # Doom
    # Winter Gold / FX Skiing
    # Clock Tower : Ghost Head
    # Super Mario World 2 : Yoshi's Island

    GB-Z80
    # Super Game Boy
    # Super Game Boy 2

    MX15001TFC 
    # Cartuchos Nintendo Power

    OBC-1
    #Metal Combat : Falcon's Revenge

    S-DD1
    # Star Ocean
    # Street Fighter Zero 2 / Street Fighter Alpha 2

    S-RTC 
    # Dai Kaiju Monogatari 2

    SA-1
    # Daisenryaku Expert WWII : War in Europe
    # Derby Jockey 2
    # Dragon Ball Z : Hyper Dimension
    # Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1
    # J. League '96 Dream Stadium
    # Jikkyou Oshaberi Parodius
    # Jumpin' Derby
    # Kakinoki Shogi
    # Kirby Super Star / Kirby's Fun Pak
    # Kirby's Dream Land 3
    # Marvelous: Mouhitotsu no Takarajima
    # Masters New: Haruka Naru Augusta 3
    # PGA Tour '96
    # Super Robot Taisen Gaiden: Maso Kishin - The Lord Of Elemental
    # Mini 4WD Shining Scorpion Let's & Go!!
    # Pebble Beach no Hotou : New Tournament Edition
    # PGA European Tour
    # Power Rangers Zeo : Battle Racers
    # SD F-1 Grand Prix
    # SD Gundam G NEXT
    # Shin Shogi Club
    # Shogi Saikyou
    # Shogi Saikyou 2
    # Super Bomberman Panic Bomber World
    # Super Mario RPG : Legend of the Seven Stars

    SPC7110
    # Far East of Eden Zero
    # Far East of Eden Zero - Shounen Jump no Shou
    # Momotaro Densetsu Happy
    # Super Power League 4

    ST010 
    # Exhaust Heat II / F1 Roc II

    ST011 
    # Hayazashi Nidan Morita Shogi

    ST018 

    # Hayazashi Nidan Morita Shogi 2 

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    1. Só corrigido, o mega man x2 é que usina e buscar do cx4 no x3 ele é praticamente neutro.

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