Posted by : Unknown quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Fonte:http://www.epforums.org/showthread.php?63960-GUIDE-Make-a-Reprogrammable-Genesis-Cart


Este é um tutorial completo sobre como transformar qualquer cartucho Sega Genesis / MegaDrive porcaria em algo vale a pena jogar. Além de mais algumas fotos, este tutorial está terminado. 

Peças necessárias:
[1] programador de EPROM
[2] adaptador EPROM de 16 bits para programador
[3] Gamebit 4,5 milímetros
[4] Ferro de solda
[5] ferro Dessoldadura - ou pavio de solda (não recomendado)
[6] EPROM apoiar o seu tamanho ROM
[7] imagem ROM
[8] Cartucho Doador


Passo 1.

Localize um cartucho de doadores em função da imagem da ROM que você quer gravar-lo. Você deve anotar o tamanho ROM e se não requer salvar RAM. Se a sua ROM usa salvar, você precisa encontrar um cartucho doador bateria de reserva. * Jogos esportivos baratos para fazer excelentes cartuchos de doadores!

Por exemplo, Monster World IV é uma ROM 2MB que requer uma bateria apoiada função de economia. Ao se referir ao Sega Genesis / MD rom-set eu baixei, eu posso encontrar um jogo que usa salvar e usa uma placa que suporta chips de 2MBs ou maior, como Madden NFL 95.
Nota: Você pode reprogramar carros menores para apoiar ROMs maiores, mas se você encontrar um carro que já suporta o tamanho, será uma linha direta pinos. A religação é explicada na etapa 7b.


Passo 2.

Abra o carro e remover a placa. Isso requer o gamebit 4,5 milímetros ou às vezes um hexbit muito comum. Cartuchos que são apenas 512KBs terá uma ROM de 40 pinos e jogos maiores será de 42 ROMs pinos. Se você não está com sorte, você pode encontrar um carrinho incomum com várias ROMs. Estes têm o jogo dividida em duas partes com um chip descodificador. **
Para o meu exemplo, vou usar um carrinho de 512KB Monopoly para fazer a 512KB / jogo não-poupança MUSHA



Passo 3.

Agora vem a parte mais difícil; removendo a ROM sem destruir qualquer coisa. Para isso, você terá que ligar o ferro Dessoldadura e literalmente suga a solda dos pinos. É incrivelmente fácil e mais limpo do que o uso de solda pavio. A prática comum pede que você ignore todos os outros pinos para evitar o excesso de pontos de calor, e então voltar para o restante dos pinos. Youtube tem algumas manifestações maravilhosas se a si mesmo tendo problemas aqui.



Passo 4 

Opcional Você pode usar um soquete de 40pin IC se quiser, mas isso só vai permitir fichas 27c400 para caber eo shell cartucho não pode fechar.Alternativamente, você pode cortar um buraco no casco de modo que você pode fechá-lo e ser capaz de trocar outras EPROM que você queima.


^ Notar que um buraco está vazio. Isso é porque os chips 27c400 tem apenas 40 pinos em vez de batatas fritas 42. Lugar 512KB todo o caminho para a direita.


Passo 5.

Agora escolha o EPROM capaz de manter a ROM você quer queimar a ele e programar o jogo. Aqui você vai precisar de um programador de EPROM, um adaptador de 16-bit ea EPROM. Você pode usar uma EPROM maior, se acontecer de ser mais barato, mas pode ter que reprogramar certas pinos.

EPROM / Tamanho
27c400 - 512KBs (4Mbits)
27c800 - 1MBs (8Mbits)
27c160 - 2Mbs (16Mbits)
27c322 - 4MBs (32Mbits)


Passo 6.

Passo é muito importante acompanhar de perto, porque o software e hardware de sivava é muito exigente.
Conecte seu programador via porta paralela do seu computador e iniciar o software de programação no modo Admin encontrado aqui . Note que, se você estiver usando um programador Willem, não use o poder USB nunca. Compra-se um adaptador AC, pois esses chips requerem 12v que não pode ser alcançado através de USB. Você vai ter todos os tipos de erros e tornar-se frustrado. Confie em mim, eu quase arremessei meu programador para fora da janela antes que eu comprei um adaptador AC ... E se você receber um erro io.dll na inicialização do software, leia este e fazer o que ele diz. Este erro normalmente acontece se usar o Windows 7 e, especialmente, se estiver usando a versão de 64-bit. Ele explica todos os detalhes, mas basicamente o Windows 7 mapeia o endereço de IO de sua porta paralela em um local estranho que confundem qualquer software tentando acessá-lo.
Insira o adaptador de 16 bits, ligar os pinos extras com o fio incluído e lugar em sua EPROM em branco. Escolha o seu EPROM no menu suspenso e defina os jumpers em seu programador de acordo com o que a tela pergunta.


Próxima carga a ROM, vá para o seu guia de tampão na parte inferior e "Byte swap." Em seguida, bateu programa.

Observe que "SEGA" não serão escritas corretamente na versão gravável após troca de byte.


Passo 7a.

O passo final é soldar o chip em seu tabuleiro vazio. Se a sua placa suporta o tamanho do chip, solda-lo diretamente ao conselho, sem se preocupar com a religação dos pinos. Certifique-se o entalhe em seus pontos de EPROM para a esquerda, como mostrado nas fotos. Se você usou uma tomada, colocá-lo nessa. Eu gostaria de testar o chip antes de soldar em uma placa soquete.
Se você escolher uma placa de doador menor e precisa religar alguns pinos, mova para a etapa 7b, caso contrário, você está acabado e pode passar para a etapa 8.


Passo 7b.

Se você tiver selecionado um chip que é maior do que o que sua placa suporta, você tem que tomar nota da A18, A19 e A20 em seu EPROM.Estas são as entradas de endereços que contam a bordo quanta memória é mapeado no chip. Cada linha de endereço adicional funciona essencialmente da memória que pode ser lido a partir do chip. A tabela a seguir explica quais os pinos terão que ser religado, dependendo da placa que você usou. *** 



Click image for larger version. 

Name: guidegenny.jpg 
Views: 8 
Size: 16.8 KB 
ID: 42525

Assim, por exemplo, se você quiser usar um chip 27c322 em uma placa de 512KB, galinha você tem que religar A18, A19 e A20.
A18 deve ser conectado ao pino B7.
A19 deve ser conectado ao pino B8.
A20 deve ser conectado ao pino B9, a menos que seja é um jogo de poupança, caso em que deve ir para o pino 5 do IC 74H00.


Passo 8.

Jogá-lo! As fotos abaixo são do Clue jogo que eu ter queimado a uma EPROM. Ele funciona de forma diferente de qualquer outro jogo eo console não sabe a diferença, é claro!




Notas finais:Pergunte-me algumas perguntas malditos! Eu preciso de algum feedback sobre o projeto.
* Alguns memória menos comum cartuchos de uso de flash em vez de um SRAM alimentada por bateria e estes são específicos para a imagem ROM. 

Megaman Wily Wars por exemplo, requer memória flash só, no entanto; existe um patch que permite a ROM para usar de economia de bateria backup comum.
** Estes carros são menos comuns, mas podem ser trabalhados com se você pode seguir os rastros de pinos do slot de cartuchos pinos e descobrir o maior apoio de chip por cada slot. A18, A19 e A20 (entradas de endereços) será explicado mais abaixo no tutorial. A razão que eles são difíceis de trabalhar, é que o tamanho total ROM não determina o tamanho ROM cada slot suporta.
*** Tenho notado muitas placas NTSC-U 512KB já ter A18 e A19 ligados aos pinos apropriados, mesmo que não sejam utilizados nas fichas 40pin ROM original. Quanto à A20, muitas vezes há um fio J2 Jumper rotulado ligando-a Vcc becuase em todos, mas placas de 4MB, o IC tem este pino para ir para Vcc. Se você tem esse tipo de placa, você pode remover J2 e colocá-lo em J1 a fio A20 para B9 do conector de compras. Isso só é necessário para chips 27c322


*Reserved for advanced bank switching tutorial.*
*Not yet a tutorial*

Four banks (ROMs) using 74ls73 IC:
(further testing may require CLR pins to not be floating)
Click image for larger version. 

Name: 7473int.png 
Views: 23 
Size: 31.1 KB 
ID: 35565
Four banks (ROMs) using two switches:
Click image for larger version. 

Name: 4switcher.png 
Views: 23 
Size: 17.2 KB 
ID: 35566
Two banks using one switch:
Click image for larger version. 

Name: 512switch.png 
Views: 26 
Size: 15.7 KB 
ID: 35567
Four banks (ROMs) using 74ls93 IC:
Click image for larger version. 

Name: ova6qpmr.png 
Views: 27 
Size: 14.8 KB 
ID: 35568

For each Address pin wired to a toggle (either physical or digital) add one to X where 2^X equals the number of available banks.
You will of course have to modify the single ROM file containing all of your ROMs via a hex editor prior to burning the EPROM. This can be easily done, all it requires is a little bit of math on your end. 

In the example of the first picture, we have four banks of 1MB each because the 27c322 is a 4MB EPROM and has been split 4 ways. Cut or extend each ROM file to exactly 1MegaByte (1,048,576 bytes) or ($000fffff Hexadecimal). To extend your ROM file, simply add f's at the end until you hit "$000fffff" in your hex editor. One you have extended all four ROM files, copy and paste them onto the end of the main ROM file. in our case, the ROMs must start at $00000000, $00100000, $00200000, and $00300000.
Click image for larger version. 

Name: hexxy.PNG 
Views: 21 
Size: 23.0 KB 
ID: 35569

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

VISITAS


Sobre o site

Ola a todos eu me chamo Arthur e fiz esse blog no intuito de seleciona os melhores conteúdo pra download sobre games,mugen,emulação e tutorial do qual eu sempre procuro novidades pra ta adicionado aqui.

Tecnologia do Blogger.

Pages

- Copyright © MUGEN ARMAGEDDOM -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -