Posted by : deltablade terça-feira, 14 de outubro de 2014

Amigos aqui vai uma boa explicação do nosso amigo Saulo Santos do forum http://www.portalxbox.com.br/ nos dizendo (mostrando) como montar um cabo Video Componentecom adaptações para tambem usar Video Composto, entao vamos, e mãos a obra!!
Recentemente adquiri um televisor CRT de 29” da Philips, o 29PT9467C e ele, diferente de meu aparelho anterior, possui uma entrada Video Componente, a famosa YPbPr.
Sempre usei meu Xbox com cabo AV composto, mas nesse aparelho a imagem não ficou muito boa no XBMC, os nomes apareciam meio borrados e tremidos, então eu resolvi comprar um cabo Video Componente pro Xbox, mas daí vem aquele velho problema já muito discutido aqui no fórum. Encontrar acessórios prá Xbox hoje é como procurar agulha em palheiro. Resolvi incoroporar mais uma vez o espírito DIY e montei um EU MESMO.
Abaixo eu explico exatamente como fiz isso usando conectores DB25 para não perder a função de meu cabo antigo. Pode ser útil para quem estiver em situação parecida com a minha.
Para este projeto, você vai precisar de:
2 CONECTORES DB25 MACHO COM CAPA;
1 CONECTOR DB25 FEMEA COM CAPA;
1 CABO ORIGINAL AV COMPOSTO XBOX;
1 CABO VIDEO COMPONENTE PARA PS2;
1 COPO DE ÁGUA;
SOLDA, FERRO DE SOLDA, CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SOLDAGEM OU SER AMIGO DO “CARA”.
O projeto que vou demonstrar está ligeiramente diferente do meu porque eu usei sucata, mas sugiro que compre o cabo video-componente do PS2 e use-o neste projeto. O Cabo do PS2 pode ser encontrado facilmente no Mercado Livre por cerca de R$15,00.
Vamos usar o cabo AV composto original do Xbox para montar uma espécie de adaptador universal que pode ser usado com diferentes tipos de cabo como pode ser visto no esquema abaixo:
Porque montar esse tal de adaptador e não transformar logo meu cabo num video-componente? Isso vai depender do couro cabeludo de cada um. No meu caso, eu decidi fazer assim, porque se eu transformasse o cabo direto, simplismente não poderia usá-lo num televisor que só tivesse video composto caso eu o levasse para a casa de alguém. Fazendo desta forma, o cabo não perde sua funcionalidade.
1º Passo
DESMONTAR O PLUG AVIP DO CABO XBOX
É meio chato, mas é possível fazê-lo sem causar dano algum ao mesmo.
Primeiro tire a capa de boracha que envolve o plug. Para isso insira duas chaves de fenda no pontos indicados na foto abaixo e puxe a parte metálica para fora. Faça isso com cuidado que dá certo.
Depois que o plug metálico ficou descoberto, retire a tampa de metal que fica na parte de trás do plug e puxe a peça plástica dentro do plug. Puxe com cuidado que ele sai por trás. Você vai ficar com todas as peças metálicas soltas e apenas o núcleo do plug preso no cabo.
Dessolde todos os fios do conector e ele vai ficar com o aspecto da foto abaixo:
2º Passo
LIGAR O PLUG AVIP DO XBOX NO DB-25 FÊMEA [ADAPTADOR UNIVERSAL]
Para fazer isso é necessário criar um padrão para as conexões no DB-25 para que ele sirva de referência no desenvolvimento de outros cabos posteriormente. No meu caso eu adotei o padrão abaixo:
Como pode-se notar, preferi deixar todos os sinais positivos na parte de cima e os negativos embaixo.
Use como referência esse excelente pinout que encontrei no Imageshack.
Deu prá entender? Basta ligar o pino correspondente do DB-25 no terminal escrito em vermelho no plug AVIP do Xbox.
Talvez o esquema abaixo facilte a compreensão.
Depois de soldar todos os fios conforme indicado, feche tudo e seu adaptador universal está pronto!
O meu ficou assim:

3º Passo
FAZENDO SEU CABO PARA O ADAPTADOR UNIVERSAL
Vamos agora montar os dois cabos para serem usados no adaptador que você acabou de montar.
Essa parte é bem mais fácil. Basta pegar o padrão que a gente definiu lá em cima e aplicar no plug DB-25 macho, assim:
OU
Para fazer o cabo AV composto, você pode usar o próprio cabo do Xbox que a gente dessoldou no começo e para fazer o cabo Video Componente a gente desmonta o cabo do PS2 e solda os fios conforme indicado na figura acima.
Os MODOS indicados acima são terminais que precisamos ligar para que o Xbox reconheça qual tipo de cabo está conectado nele. Para o AV composto seleciona-se o modo 1. Para o Componente seleciona-se modo 2 e 3.
Percebam que nos dois esquemas eu mostro apenas o pino do sinal de cada elemento, pois os neutros podem todos ser ligados juntos, curto-circuitados conforme mostrado. Afinal, todo chassis vai acabar no GND mesmo, né?
Depois de feito todo o trabalho de soldagem, basta fechar os conectores DB-25.
Seus cabos estão prontos.
Os meus, como eu disse, foram feitos com sucata e ficaram assim:
4º Passo
USANDO SEUS CABOS
Depois de tudo soldado e fechado, basta conectar o cabo que você quer usar no seu adaptador universal e ligar o Xbox.
Usando o cabo Av Composto, seu xbox vai usar a resolução padrão.
Usando o cabo Video-Componente, sua dash vai liberar as resoluções 480p, 720p e 1080i. Se seu televisor tiver suporte para Progressive Scan teste as resoluções liberadas, mas se não tiver, use a resolução padrão dele mesmo, não mecha em nada ou a imagem vai ficar toda embaralhada.
5º Passo
BEBA O COPO DE ÁGUA
Depois de todo esse trabalho você deve estar com sede… hahahahah!!!
CONCLUSÃO
A diferença de qualidade é gritante. Assim que ligeu meu xbox percebi de cara que as palavras na dash estavam nítidas e sem os borrões. Os jogos também ficaram extremamente nítidos.
Ou seja. Valeu à pena cada minuto que perdi na pesquisa e confecção de meus cabos.
Espero que esse singelo tutorial seja de boa valia para quem estiver precisando montar seu próprío cabo e tem espírito DIY.
AGORA!!!!!!!!!! …………..
QUEM QUISER APENAS FAZER UM CABO DE VIDEO COMPONENTE ÚNICO, ESTÁ AQUI O DIAGRAMA:
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Um abraço a todos

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

VISITAS


Sobre o site

Ola a todos eu me chamo Arthur e fiz esse blog no intuito de seleciona os melhores conteúdo pra download sobre games,mugen,emulação e tutorial do qual eu sempre procuro novidades pra ta adicionado aqui.

Tecnologia do Blogger.

Pages

- Copyright © MUGEN ARMAGEDDOM -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -