Posted by : deltablade terça-feira, 14 de outubro de 2014


Olá pessoal! Após um longo período sem postar qualquer tipo de tutorial aqui no RETROBITS, decidi fazer um baseado no que mais necessitamos na hora de toda jogatina: OS CONTROLES.

Logicamente que arrumar um controle para se jogar no PC não é tarefa das mais difíceis, pois com R$ 30,00 vocês conseguem um em qualquer loja de informática. Mas, os modelos disponíveis para PC (ainda mais com a tecnologia USB) resumem-se exclusivamente a cópias do DualShock 2, para PlayStation 2.

Para os amantes desse controle, parabéns, o desafio acaba na loja de informática! Entretanto, qualquer outro modelo que não seja o DualShock 2 ou um adaptador USB para outros tipos de controles custam muito caro e são difíceis de se encontrar em terras brasileiras. Mas para os que não se conformam com essa imposição dos fabricantes, é hora de “colocar a mão na massa”, ops, circuitos!

O objeto de nosso tutorial é o meu controle favorito, o controle de Super NES! A partir deste ponto, é importante conhecer algumas particularidades e termos abordados para melhor realização das tarefas!

Conector Fêmea de Super NES







Aqui está a demonstração ilustrativa (a que será utilizada ao longo deste tutorial).





O conector de um controle original de Super NES (modelo SNS-005) possui 7 pinos, mas apenas 5 deles são utilizados. A saber:

Pino 1 – Power: que serve para ligar o controle;
Pino 2 – Clock: que determina o tempo de envio dos Bits do microcontrolador ao console;
Pino 3 – Latch: que administra os bits (segurando ou liberando) enviados pelo microcontrolador ao console;
Pino 4 – Data: que determina/define todas as informações enviadas pelo microcontrolador ao console;
Pino 5: Não Utilizado;
Pino 6: Não Utilizado;
Pino 7 – Ground: é o terra.


OBS: conforme visto acima, todas essas informações são programadas em Assembly, compiladas em hexadecimal e gravadas em um microcontrolador que está conectado à placa do controle.

Microcontrolador de Controle de Super NES







A coloração padrão dos fios do controle SNS-005 é a seguinte:

Pino 1: Fio Branco
Pino 2: Fio Amarelo
Pino 3: Fio Laranja
Pino 4: Fio Vermelho
Pino 7: Fio Marrom

As informações enviadas ao console são interpretadas da seguinte forma:

Botões do Controle e relação com a Distribuição dos Pulsos do Clock







Nossos sempre entusiastas e amigos (programadores e técnicos em informática e eletrônica em geral) acabaram por mapear e identificar no PC os respectivos sinais enviados pelo microcontrolador dos controles de SNES; desta forma, através da porta paralela do PC, a interação/uso de um no outro acabou sendo possível através do conector de encaixe para a respectiva porta , o DB-25.

Conector DB-25 (Fêmea)







Aqui está a demonstração ilustrativa da visão traseira (a que será utilizada ao longo deste tutorial).





Abaixo podemos ver a pinagem do Super NES com a sua correspondente na Porta Paralela:





Notem que o Power do Super NES é conectado a 5 correspondentes na porta paralela. Pois bem, tal conexão é possível conectando-se o Power através de 5 Diodos!

Diodo 1N4148







Mas, como todo ser humano trabalha melhor com imagens, acredito que o esquema abaixo seja ainda melhor indicado para darmos continuidade em nosso tutorial!






Notem que a parte mais “pretinha” dos diodos é que é direcionada ao Fio Power do controle de SNES, enquanto que a outra parte é conectada ao DB-25

Finalmente, passemos para o passo a passo na construção do controle adaptado!
ADAPTANDO-SE UM CONTROLE DE SUPER NES
Sistema Operacional utlizado: Windows XP – SP2;
Bibliotecas de Gráficos, Áudio, etc: DirectX e DirectX 9.0c;

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
1 Conector DB-25 Fêmea;
1 Cortador / Desencapador de Fio;
1 Ferro de Solda + Estanho;
1 Cortador de Unha;
1 Controle de Super NES;
5 Diodos 1N4148 (podem ser estes modelos também: 1N914 ou 1N418);
1 Chave de Fenda Pequena ou 1 Chave Philips pequena;
1 Rolo de Fita Isolante;










OBS: nem todos os controles de SNES possuem essa coloração padrão nos cabos. Portanto, a melhor forma de saber qual é o cabo respectivo e sua função é quebrar a capa do conector e abrí-la (tal qual nas figuras abaixo – notem que a coloração é diferente da apresentada aqui).





Um close mais detalhado:







Com o cortador / desencapador de Fios, cortem o cabo do controle próximo ao conector do SNES e desencapem uns 5cm do mesmo!





Feito isso, com o cortador de unhas, desencapem os 5 fios internos do cabo do controle para habilitar os pontos a serem soldados, conforme na figura abaixo:





Comecemos com o Fio Power!

Para soldar os 5 diodos (não esqueçam de deixar uns pequenos pedaços de uns 2cm a 3cm para a solda), eu recomendo fazer uma espécie de leque com os mesmos entrelaçando-os juntamente com o Fio Power e, após isso, aplicar a solda!





Partimos agora para o Fio Ground!





Com os pequenos pedaços dos Diodos cortados, façam uma espécie de Tridente (mas com apenas duas pontas) e entrelacem-no com o Fio Ground e, posteriormente, apliquem a solda nessa junção.

Os outros 3 fios devem ser soldados diretamente ao conector DB-25. Terminada essa operação e caso achem necessário, utilizem fita isolante nas soldas do Fio Power e do Fio Ground para se evitar o contato entre os dois quando fecharem a capa protetora.

Finalmente, ponham as presilhas de segurança (que vem com o conector DB-25) na parte do cabo que ficará dentro da capa protetora para que ele – caso seja suspenso ou sofra com puxões bruscos – não permita a movimentação dos fios soldados ao conector, acarretando em ruptura dos pontos soldados.









O resultado final é o apresentado abaixo:





Parabéns, vocês concluíram a parte do Hardware!
DRIVERS PARA O NOVO CONTROLE

Agora, habilitemos o controle para ser utilizado no PC!

Dentre os diversos Drivers para controles de Super Nes no PC, como PSXPad, NTPad, DirectPad, etc o que realmente fez e faz diferença para mim é o PPJoy.


OBS: A Porta Paralela de meu PC está configurada da forma abaixo (ela está funcionando perfeitamente):
Porta Paralela Integrada: 378/IRQ7;
Modo da Porta Paralela: SPP;
Usar DMA no modo ECP: 3 (habilitado);

Mas caso dê problemas com o Driver na hora instalação como o abaixo…




Entrem no Setup do PC (normalmente com a tecla DEL e logo quando o PC está sendo iniciado) e vão em “PERIFÉRICOS INTEGRADOS” e alterem o Modo da Porta Paralela para ECP!

Então, instalemos o PPJoy. Baixem-no aqui: PPJoy 0.8.4.6.

Caso apareça a janela abaixo, basta clicarem Executar.





Na tela seguinte, pressionem NEXT!





Nos termos de licença, cliquem em I Agree.





Neste ponto, vocês poderão optar entre escolher uma pasta específica para instalar o Driver ou deixar que o próprio instalador o faça (é o recomendado, portanto, cliquem simplesmente em Install)





Aqui é apenas a tela de progresso de instalação!





Caso apareça a mensagem abaixo, basta clicarem em Continuar Assim Mesmo!





Após essa tela de progresso, pode ser que torne a vir mais um alerta, basta clicarem novamente em Continuar Assim Mesmo!





Durante essa etapa, surgirá uma nova tela de instalação! Basta clicarem em Avançar!





Uma vez mais, com a imagem abaixo, basta clicarem em Continuar Assim Mesmo!





Após essa primeira parte da instalação, surgirá uma outra com a necessidade de um complemento, cliquem em Avançar!





Tudo ok, aparecerá a mensagem abaixo!





Para testarem o controle (eixos e botões), vão em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Controladores de jogos e façam os testes necessários em propriedades!













Distribuição dos Botões

Eixo -Y: Direcional Cima
Eixo +Y: Direcional Baixo
Eixo -X: Direcional Esquerda
Eixo +X: Direcional Direita
Botão 1: A
Botão 2: B
Botão 3: Select
Botão 4: Start
Botão 5: X
Botão 6: Y
Botão 7: L
Botão 8: R

É isso aí! Boa sorte e boa jogatina!
ADAPTANDO-SE UM MULTITAP DE SUPER NES

Depois de aprender como adaptar um controle de Super NES para uso no PC, me veio aquela tristeza: “puxa vida, o controle é original e nunca mais poderei utilizá-lo em meu console; e o que é mais triste ainda: só dá para utilizar um único controle!”

Pois é pessoal, repararam que eu sou um constante insatisfeito? Bom, fiquei imaginando uma forma de se adaptar mais de um controle na porta paralela e após incansáveis buscas pela internet – sempre em sites gringos (sites brasileiros não encontrei) – foi possível descobrir que realmente há um caminho. E o mais interessante é que este caminho levou-me ao resultado de que podem ser conectados até 5 controles pela porta paralela. Abaixo está a pinagem para esses controles adicionais na porta paralela:






OBS: Notem que a coloração acima apenas é uma demonstração de onde serão conectados os fios à porta paralela! Ela não reflete a coloração padrão dos fios de um Multitap, apesar de seguir, em partes, os 5 fios de um controle original de Super NES (SNS-005) criando-se cores para os controles adicionais, como: Verde – Controle 2, Azul – Controle 3, Rosa – Controle 4 e Cinza – Controle 5.

Observem que ela é praticamente idêntica à Pinagem para um único controle, adicionando-se apenas mais 4 Dados de Controles, que são os correspondentes para os controles de 2-5. Curiosamente, nada foi alterado para os fios Power, Clock, Latch, Data (Controle 1) e Ground, ou seja, o trabalho na porta resume-se em adicionar apenas mais 4 fios!

Pela pinagem e para facilitar, podemos nos orientar pelo esquema abaixo:





Com a informação acima, algumas pessoas pegaram o conector DB-25 e ligaram dois controles de uma só vez e acabaram criando este modelo funcional, mas que não agrada muito:





Outras se utilizaram de cabos extensores de SNES para fazerem suas adaptações. Abaixo temos este modelo com cabo extensor (esteticamente, não muito bonito, mas funcional):





Eu gostei bastante deste modelo abaixo, apesar de ter um Lay-out mais simples:





Para a concepção para até 2 controles, o primeiro modelo já atende de forma satisfatória, mas para jogos como Secret of Mana (3 players), International Super Star Soccer Deluxe (4 players), NBA Live 97 (5 players) e Super Bomberman 5 (5 players) os esquemas acima acabaram se tornando inviáveis ou, mais especificamente, incompletos.

O mais triste é que dois dos modelos acima mencionaram a utilização dos referidos “cabos extensores de Super NES”! Encontrá-los é uma tarefa difícil demais; tanto que, nessas minhas buscas por controles extras na Porta Paralela, um camarada (por não achar tais cabos) acabou cortando o cabo do controle de Super NES, deixando numa extremidade o conector fêmea intacto e na outra extremidade, ele soldou um conector DB-09 macho; do controle para a ponta cortada do cabo, ele soldou um conector DB-09 Fêmea.

E a caixinha para os controles extras foi toda construída com conectores DB-09, excetuando-se o cabo conector para a porta paralela (neste caso, o DB-25). Até fiquei animado com essa idéia, mas o trabalho era tão grande e o custo “TEMPO” razoavelmente mais elevado, pois seriam necessários 10 conectores DB-09 machos + 10 Capas Protetoras, 5 conectores DB-09 Fêmeas + 5 capas Protetoras e muita paciência para soldar cada um deles que acabei desistindo.

Durante um período, abandonei o projeto através da porta paralela e optei por contatar uma empresa chinesa em fazer adaptadores e fiz enquetes para saber o grau de aceitação de um Multitap USB para 5 players de SNES. Abaixo estão os links das referidas enquetes:

http://forum.retrobits.com.br/viewtopic.php?f=35&t=6724
http://forum.jogos.uol.com.br/Multitap-SNES-USB-5-Players—Alguem-compraria_t_671837
http://board.zsnes.com/phpBB3/viewtopic.php?f=9&t=13522
http://lavalit.com/index.php/topic,4253.0.html

O resultado? Apesar de algum interesse por parte das pessoas pesquisadas, o chinês acabou me solicitando um mínimo de 1.000 unidades já previamente vendidas para que o projeto fosse desenvolvido! Um balde água fria na cabeça e voltei à estaca zero! Mas, ao jogar em casa em meu Super NES, reparei detalhadamente o meu multitap, o TRIBAL TAP da Naki e pensei: “seria possível adaptá-lo?”

Tribal Tap







O Tribal Tap é o único multitap para Super NES com 5 ports de encaixe, permitindo (com o controle no Port # 01 do console) que até 6 players joguem simultaneamente. O lay-out dele é muito bonito por sinal e o mais funcional: ele me daria os 5 controles para se jogar no PC!

E o lado bom é que o Tribal Tap é relativamente fácil de ser encontrado, seja nacional ou internacionalmente e o seu preço é bem baixinho, baixinho. Vejam alguns anúncios abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139944573-multi-tap-para-super-nintendo-nes-mult-tap-controle-joystick-_JM
http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=snes+%28tap%2Cmultitap%29
http://www.dascheap.com/super-nintendo-tribal-tap-snes-4-player-controller-adapter.html
http://www.techloops.com/sunitrtap46p.html

Com receio de estragar o meu Tribal Tap, comprei um outro, fiz alguns ajustes na placa de circuito, confeccionei um novo cabo conector com o DB-25 e… BINGO! Deu certo! Hahahahaha! E, aproveitando este momento de euforia, decidi compartilhar essa “descoberta” com vocês!
Sistema Operacional utlizado: Windows XP – SP2;
Bibliotecas de Gráficos, Áudio, etc: DirectX e DirectX 9.0c;

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS
1 Conector DB-25 Fêmea;
1 Cortador / Desencapador de Fio;
1 Ferro de Solda + Estanho;
1 Cortador de Unha;
1 Multitap, modelo Tribal Tap com 5 Ports;
5 Diodos 1N4148 (podem ser estes modelos também: 1N914 ou 1N418);
1 Chave de Fenda Pequena ou 1 Chave Philips pequena;
1 Cabo com 9 Fios internos;
1 Alicate;
1 Estilete ou 1 lixa de unha motorizada;
1 Rolo de Fita Isolante;

PREPARANDO-SE O CABO CONECTOR

Como precisaremos criar tudo do zero, vocês necessitarão de um cabo com 9 fios internos. Eu particularmente recomendo algum dos abaixo:
Cabo de Controle de Mega Drive / Gênesis (6 botões): 9 fios exatos;
Cabo de Controle de Sega Saturn: 9 fios exatos;
Cabo de Impressora Porta Paralela: 25 Fios;

Cabo de Impressora Porta Paralela – 25 Pinos








OBS: caso utilizem o cabo de impressora, tenham muito cuidado na hora de separar os fios, pois alguns deles possuem cores muito parecidas com a dos outros. Ex: Cabo Laranja, praticamente idêntico ao Laranja-Branco!

Na extremidade que será conectada ao DB-25, desencapem uns 5cm do cabo (não esqueçam de desencapar todos os nove fios com o cortador de unha e de deixar aquelas pequenas pontas para a solda), enquanto que na extremidade que será conectada ao Tribal Tap, desencapem uns 10cm. Após isso, com o cortador de unha, desencapem 5cm dos seguintes fios (eles serão conectados ao Plug Breakout e não será necessário soldar):
Power;
Clock;
Latch;
Dados – Controle 1;
Dados – Controle 2;
Dados – Controle 3;
Ground;

Já para os cabos Dados – Controle 4 e Dados – Controle 5, desencapem os pequenos pontinhos para solda mesmo, pois eles serão soldados diretamente na placa! Neste trabalho progressivo, nosso cabo conector ficará assim:









Preparado o cabo, passemos para os ajustes na placa do Tribal Tap!

PREPARANDO-SE A PLACA DE CIRCUITO

Ao abrirmos o Tribal Tap, esta será a primeira visão que teremos dele:





No outro lado da placa teremos esta visão aqui:





Recomendo neste instante que vocês identifiquem quais são os conectores do controles de 1-5, tanto na frente, quanto no verso da placa. Vejam:






Nosso próximo passo é desconectar o cabo com o conector de Super Nes fêmea do Tribal Tap!






OBS: quando retirarem o cabo, tenham cuidado para não destruírem a caixinha do conector Breakout de 7 Pinos!

Caixinha Conector Breakout







Com uma pequena chave de fenda (chave de precisão), retirem um a um os 7 fios do interior da caixinha, inclusive as 7 presilhas de metal. Portanto, a caixinha terá de ficar limpa para que a utilizemos posteriormente!

E aqui está a nossa placa (mais destacada):





Aparentemente, a placa de circuito parece um MONSTRO desafiador, mas colocando-a em destaque e conhecendo como funciona o esquema de pinagem dos controles de Super NES, podemos brincar com as cores e identificar cada um dos pinos para todos os controles. Pensando e seguindo isso, teremos a imagem abaixo:






OBS: Não esqueçam de que os códigos de cores acima usados indicam o seguinte:
Power;
Clock;
Latch;
Dados – Controle 1;
Dados – Controle 2;
Dados – Controle 3;
Dados – Controle 4;
Dados – Controle 5;
Ground;

Com essa imagem de identificação, ainda poderemos assimilar isto aqui abaixo:





Com toda a informação acima na mente, torna-se muito mais fácil de entender e executar os ajustes necessários na placa.

Consegui identificar itens que não podem ser removidos ou mexidos no verso da placa ou a comunicação entre as trilhas seria cortada. Abaixo estão os itens que NÃO podem ser mexidos, pois eles ficarão na placa permanentemente. Observem:

Itens que NÃO podem ser mexidos








OBS: a chave seletora 2p-6p e o LED não serão mexidos meramente para não se perder tempo em retirá-los, uma vez que não atrapalharão no funcionamento da placa após os ajustes que serão realizados e também por questões estéticas (hehehehe).

Já os itens abaixo tem de ser removidos na “marra” ou atrapalharão todo o esquema de adaptação para a porta paralela do Tribal Tap.

Itens Removíveis







Após a remoção dos itens acima, precisamos fazer alguns pequenos ajustes (cortes de trilhas) na parte frontal da placa para isolarmos a Chave Seletora 2p-6p.

Chave Seletora 2p-6p







A imagem abaixo eu retirei da internet e percebemos claramente que o camarada retirou a Chave Seletora e todo a solda que a segurava. Aqui não teremos esse trabalho, apenas cortaremos as trilhas que não serão necessárias





Para cortar as trilhas eu utilizei um lixa de unha à pilhas (mais cômodo, hehehehe)…





Após os cortes…





Com o isolamento da Chave Seletora 2p-6p, nosso próximo passo é fazer a conexão de todos os 9 fios da placa.

FIO POWER



A conexão dele será moleza pois ele já está todo interligado. Na parte frontal podemos observar o caminho traçado por ele…





…enquanto que no verso podemos observar a peça (uma espécie de Torre de 3 pernas com cabeça preta) que faz o ponto de junção do FIO POWER.





Portanto, NÃO mexam no Fio Power, apenas acostumem-se com o trajeto percorrido por ele para não o cortarem acidentalmente!

FIO CLOCK



O Fio Clock percorre o trajeto abaixo e só não está conectado ao Clock do Controle 1 que, por sua vez, faz a junção com o clock do Conector Breakout de 7 pinos. Vocês notarão que será necessário fazer um “Fio Ponte” em uma das junções e na outra parte, basta apenas espalhar a solda sobre os contatos e tudo estará resolvido!

Trajeto do Fio Clock na parte frontal e…





…conexão no verso da placa!





FIO LATCH



O Fio Latch nos dará um pouquinho mais de trabalho, uma vez que ele não está conectado nem ao controle 1 e nem ao conector Breakout de 7 pinos.





Conforme visto acima, necessitaremos fazer dois Fios de Conexão para fecharmos o trajeto do Latch.

FIO GROUND



O Fio Ground também nos dará uma grande vantagem, pois ele está conectado a todos os 5 controles. Mas claro, devemos nos atentar para o trajeto que ele faz no intuito de se evitar cortes e/ou soldas erradas.

Trajeto do Fio Ground…





Abaixo podemos observar detalhadamente a conexão no verso da placa que ele possui!





Os Dados de Controles são fios, como já vimos, peculiares a cada um dos 5 controles. Desta forma, a seqüência de imagens abaixo indicarão os pontos onde deverão ser soldados cada um deles (criando-se os Fios de Ligação).

DADOS – CONTROLE 1







DADOS – CONTROLE 2







DADOS – CONTROLE 3







CONECTOR BREAKOUT



Finalizados os 7 fios que são conectados ao Breakout, é hora de prepararmos a caixinha plástica do mesmo (aquela que foi retirada sem sofrer danos, lembram?)

Aparência Física…





Aparência Ilustrativa…






Caso tenham dúvida quanto à seqüência de fios, abaixo está a respectiva seqüência dos 7 pinos:





Agora, ponham um a um os fios até puxá-los totalmente para o interior da caixinha e tornem a inserí-los na parte superior da mesma.





O procedimento acima fará com que os pinos de contato do Breakout se interliguem com o cabo com o plug DB-25 sem a necessidade de soldá-los!

Conectados os 7 fios, passemos para os dois últimos!

DADOS – CONTROLE 4







DADOS – CONTROLE 5



Este fio possui uma junção no verso da placa, conforme imagem abaixo:





Elimine essa junção para que vocês possam realizar a solda do fio Dados de Controle 5 no local especificado abaixo:





Neste exato momento, após estes ajustes, a placa estará mais ou menos como a foto abaixo:





E aqui está o nosso Tribal Tap adaptado para uso no PC…





Depois de todo esse trabalho, é hora de conectarmos o Tribal Tap no PC!
DRIVERS PARA O MULTITAP

Agora, habilitemos o Tribal Tap para ser utilizado no PC!

O driver utilizado para o Tribal Tap será o mesmo PPJoy que utilizamos para um único controle. E a instalação é exatamente igual, também!

Então, instalemos o PPJoy. Baixem-no aqui: PPJoy 0.8.4.6.

Feita a instalação de um único controle, passemos à etapa seguinte para adicionar os controles de 2 a 5.

Para isso, vão em Iniciar / Configurações / Painel de Controle e cliquem no ícone indicado…





Na imagem seguinte, pressionem ADD!





Após isso, deixem a configuração conforme a imagem abaixo e tornem a pressionar ADD!





Nas imagens que aparecerão a seguir, simplesmente cliquem em AVANÇAR!







Ao aparecer o aviso abaixo, simplesmente ignorem e cliquem em “Continuar assim mesmo!”





Ao término, cliquem em cloncluir!





O programa pedirá a instalação do aplicativo abaixo!





Cliquem em Avançar para finalizar em definitivo o processo!





Repitam essa mesma operação para os demais controles (3 a 5) para que todos os 5 sejam instalados.

Após isso, vão em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Controladores de Jogos…





… e façam os testes em cada um dos 5 controles!




PARA OS QUE NÃO POSSUEM PORTA PARALELA NO PC

Apesar de aparentemente ultrapassada, muitos periféricos se comunicam com o PC através da Porta Paralela, sejam impressoras matriciais (normalmente de empresas para Notas Fiscais), scanners, etc. Quem não possui a referida porta, mas que a placa mãe tenha suporte para a mesma, recomendo a compra do produto abaixo:

11 in DB-25 – Paralela Fêmea (Cabo Port Adaptador com Presilhas)







Para as placas mães sem esse suporte, ainda recomendo um adaptador via PCI.

Placa PCI Paralela DB-25







E, para aqueles que não queiram abrir o computador resta, como última opção, o produto abaixo via USB.

Cabo conversor Paralela x USB – 25 pinos







OBS: Caso a Porta Paralela do PC seja um conector fêmea, não se preocupem, abaixo temos outro produto que resolve esse problema!

Gender Changer – DB-25 (Macho)






LISTA DE JOGOS MULTIPLAYERS

Muitos devem estar se perguntando para que fazer a adaptação num Multitap para 5 players. Pois bem, além dos vários emuladores disponíveis com essa opção, a lista abaixo já responde bem ao porquê desse esforço!

Lista de Jogos Multiplayers

Boa sorte e boa jogatina para os que tentarão fazer essas adaptações!
FONTES E REFERÊNCIAS

http://www.tolaris.com/snes-to-parallel/
http://www.arcadebr.com.br/joystick-de-snes-no-pc/
http://mozy.org/snespad/
http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=26195
http://www.i-hacked.com/content/view/143/62/
http://www.thesingleone.com/index.php?yhtg=55
http://www.gamesx.com/controldata/snesdat.htm

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

VISITAS


Sobre o site

Ola a todos eu me chamo Arthur e fiz esse blog no intuito de seleciona os melhores conteúdo pra download sobre games,mugen,emulação e tutorial do qual eu sempre procuro novidades pra ta adicionado aqui.

Tecnologia do Blogger.

Pages

- Copyright © MUGEN ARMAGEDDOM -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -