Posted by : deltablade terça-feira, 14 de outubro de 2014


Primeiramente é importante lembrar de que este maravilhoso tutorial foi feito pelo nosso grande amigo overday (membro de nosso fórum), que gentilmente nos cedeu a possibilidade de publicá-lo na página principal do site. O meu trabalho? Apenas editei-o para o overday.

Bem, antes de mais nada vou começar contando por que eu comecei a pesquisar esse assunto, nos últimos dias.

Eu tinha um Saturn velho de guerra que “rodava tudo”: jogos gravados, de qualquer região, etc. Infelizmente, há alguns anos ele simplesmente parou de funcionar; eu ligava e não aparecia nada na tela, e nos lugares que levei para fazer orçamento, o conserto sempre ficava em uns 100 reais, então resolvi deixar para lá e um dia pegar outro. Eis que, recentemente, encontrei à venda um Saturn bem “bonito” esteticamente, ou seja, bem cuidado, com a caixa e todos os componentes novinhos, etc, e relativamente barato. O único “problema”: totalmente bloqueado.

Eis então que pensei “como é feito o desbloqueio? Não pode ser uma coisa impossível de se deduzir se eu abrir dois aparelhos, um bloqueado e outro não, e comparar as diferenças”. E foi isso que fiz, “retirei” o desbloqueio do aparelho antigo e inseri no novo.

Pois bem, a parte do “desbloqueio”, em si, foi ridiculamente fácil (explicarei mais abaixo), mas o tal do “chaveamento” é que foi difícil. Quem tem um pouco de intimidade com o Saturn com certeza já ouviu falar de “Saturn chaveado”, que é diferente de “Saturn desbloqueado” (embora o que todos tentam seja ter ambos, ou seja, um Saturn desbloqueado e chaveado).

O chaveamento é aquela famosa chavinha que algumas pessoas colocam no aparelho para que funcione tanto jogos americanos quanto japoneses. O 32 bits da Sega, como todos sabem, é totalmente region locked (jogos japoneses não fucionam em consoles americanos, jogos americanos não funcionam em consoles europeus, etc). E, principalmente, quem desbloqueia o Saturn quer poder jogar também os inúmeros clássicos japoneses que o console tem, como os muitos games de luta da SNK e da Capcom. Existem alternativas para burlar esta trava de região, como usar o cartucho ST-Key, que quanto está inserido no console, o deixa sem trava de região. O problema aqui é que, pelo menos para mim, o maior atrativo dos jogos japoneses do Saturn são os jogos de luta como X-Men vs. Street Fighter, King of Fighters, Vampire Savior, e muitos outros, e todas estas conversões mais “pesadas” precisam do cartucho de expansão de RAM do Saturn para rodar. Aí é que aparece a deficiência do ST-Key: como usá-lo se você precisa usar o cartucho de RAM para estes jogos, já que a entrada de cartucho é a mesma?

Para não ter que se preocupar com isso, surgiu a famosa “chavinha mágica” instalada no aparelho. Resumindo os conceitos então, já que muita gente acaba confundindo:
Saturn desbloqueado: aparelho que pode rodar jogos alternativos, desde que sejam da mesma região do aparelho (aparelho americano desbloqueado só roda jogos americanos, sejam eles originais ou não).
Saturn chaveado: aparelho com uma chavinha instalada que muda a região do aparelho dependendo da posição atual da chave, fazendo com que ele possa rodar jogos originais de outras regiões.
Saturn desbloqueado e chaveado: juntando então as duas técnicas, é o aparelho que pode rodar jogos tanto originais quanto alternativos, de mais de uma região (de acordo com a posição da chave).

Voltando então ao meu caso, como eu disse a parte de identificar o desbloqueio no console antigo e repassá-lo ao novo foi muito fácil, pois o modo de fazer isso está na cara: o desbloqueio do Saturno é feito simplesmente tirando o cabo flat do canhão, que é ligado à placa do console, encaixar o modchip no cabo e, então, encaixar o modchip na placa, onde estava o cabo. Sim, simples assim, não requer nem ao menos uma solda, é só encaixe. Veja o “complexo” processo na imagem que eu fiz abaixo:



Comparando os dois aparelhos foi fácil concluir que aquilo que estava ali encaixado no cabo de um deles era o modchip, então foi só questão de retirar e colocar no outro. No entanto, o chaveamento me surpreendeu. Até então, eu imaginava que existia um chip que fazia o chaveamento, que os fios saíam da chave, iam para um chip especial que fazia o trabalho e ele, então era ligado ao aparelho. Mas para a minha surpresa, os fios da chave iam diretamente para a placa do console, onde eram soldados em alguns pontos específicos, sem qualquer interação com o modchip. Aí tive que ir pesquisar na internet qual era a lógica daquilo, para poder fazer igual.

Em princípio pode parecer complicado, mas depois de entender o conceito você verá que é bem simples. Embaixo da placa do console existe um conjunto de 8 jumpers: JP6, JP7, JP8… JP13, que estão combinados em pares: JP6 e JP7, JP8 e JP9, JP10 e JP11, JP12 e JP13. Pois bem, todos os consoles têm hardware exatamente igual independente da região, a configuração destes 4 pares de jumpers é que diz ao sistema operacional do Saturn “de qual região ele é”.

Eis os jumpers:



Pois bem, agora a explicação exata do que são esses jumpers. Na verdade, cada par que eu citei acima forma um único ponto. Não dá pra ver a olho nu, mas pelo outro lado da placa, o ponto direito do JP6 estã ligado ao ponto esquerdo do JP7, criando o ponto A, e assim sucessivamente para os outros pares.



Você vai reparar que eu disse que o ponto direito do JP6 está ligado ao ponto esquerdo do JP7, mas e quanto ao ponto esquerdo do JP6 e o direito do JP7? Na verdade o esquerdo do JP6 é a corrente elétrica (+5v) e o direito do JP7 é o terra (GND). O mesmo vale para os outros pares, conforme você pode ver também na imagem acima.

Resumindo então, quando vemos na placa estes 4 pares:
JP06 – JP07
JP08 – JP09
JP10 – JP11
JP12 – JP13

Estamos vendo isso:
+5v A GND
+5v B GND
+5v C GND
+5v D GND

E aí que vem a lógica da coisa. Cada um dos pontos A, B, C ou D, é ligado a um dos lados, ou seja, ao +5v ou ao GND. E a configuração de em que lado cada ponto está ligado é que define qual é a região do console.

Console japonês (NTSC-1):
A:+5v
B:GND
C:GND
D:GND

Console americano (NTSC-4):
A:GND
B:GND
C:+5v
D:GND

Repare que só o A e o C mudam, o B e o D sempre ficam ligados ao lado do GND tanto no japonês quanto no americano. Simplificando ainda mais:

Console japonês (NTSC-1):
A:+5v
C:GND

Console americano (NTSC-4):
A:GND
C:+5v

E é daí que vem o funcionamento da famosa chavinha. 4 fios são soldados à placa, um fio 1 no ponto A, um fio 2 no ponto C, um fio 3 ligado em um ponto +5v e um fio 4 em um ponto GND.



E estes 4 fios são ligados à chavinha de modo que:
Quando ela está em uma posição, o fio 1 está ligado ao fio 3 e o fio 2 está ligado ao fio 4, ou seja, o ponto A está ligado ao +5V e o ponto fio C está ligado ao GND, caracterizando a configuração de console japonês;
Quando ela está na outra posição, o fio 1 está ligado ao fio 4 e o fio 2 está ligado ao fio 3, ou seja, o ponto A está ligado ao GND e o ponto fio C está ligado ao +5V, caracterizando a configuração de console americano;

Esse tipo de chave seletora pode ser encontrada em qualquer loja de materiais elétricos, eu comprei uma hoje por R$ 1,50. Ela tem dois estados, ou seja, duas posições possíveis, e embaixo dela existem 6 pontos de solda, onde se ligam os fios mencionados acima.



E os fios são soldados ali de forma que as posições da chave nos dê as configurações que queremos:



Finalmente, com os fios soldados na placa e na chave nestas posições, nós temos:



Viram como é simples? Só olhando uma chave já instalada fica difícil de deduzir, mas sabendo a lógica de como funciona, é realmente muito simples e qualquer um pode fazer isso em casa sem nenhum material muito elaborado, basta uma chave seletora de 6 pontos de solda que custa R$ 1,50, um ferro de solda e alguma mínima habilidade com soldagem. Hoje eu fiz isso duas vezes, nos meus dois aparelhos, e em ambos funcionou perfeitamente.

Mas claro, não há nenhuma utilidade para esta chave se ela ficar dentro do console, você precisa poder mexer nela sem precisar abrir o aparelho! Felizmente a Sega sempre pensa em nós (hehe) e fez o Saturno com aquela providencial porta na parte traseira, onde fica a bateria, e onde você pode acomodar sua chave, basta usar fios suficientemente grandes de modo que a chave chegue até lá. Eu comprei uma chavinha preta, que acomodada ali ficou super discreta!



E tomei cuidado de colocar em uma posição que permita fechar a tampinha daquele local, assim quando eu quiser trocar a posição da chave eu abro, mudo a posição e fecho de novo, deixando o console sempre com a tampinha fechada como deve ser!



É isso, este é o procedimento que faz com que o seu console americano/brasileiro (NTSC-4)…



Vire, em um instante, um console japonês (NTSC-1)



E agora você não tem mais qualquer problema para jogar seus games favoritos no seu Saturno, sejam eles americanos…



… ou japoneses!




Observações Importantes

1 – Obviamente que nenhum console vem “sem região” de fábrica, todos eles já vêm com os jumpers setados com alguma configuração. Por exemplo, repare nesta foto que já existe uma ponte no JP6 (que está ligando o ponto A, JP6/JP7, ao +5V) e uma no JP11 (que está ligando o ponto C, JP10/JP11, ao GND).



É assim, com estas pontes fazendo a configuração, que os consoles vêm de fábrica. Então, não faça a burrice que eu fiz até pensar nisso, se você fizer o chaveamento você precisa RETIRAR estas pontes originais. Imagine, o ponto A vem de fábrica com uma ponte ligando ao +5V, e você coloca a sua chave ligando o ponto A ao GND. Ponto A ligado tanto ao +5V quanto ao GND? O console nem liga, e ainda corre o sério risco de queimar. Então nunca se esqueça, se for chavear, o primeiro passo é remover as pontes originais do jumper 6 e do 11. É só empurrá-la com uma chave de fenda fina, e retirá-la não causa qualquer problema ao aparelho (contanto que você faça o chaveamento depois, senão o console ficará sem região alguma e não irá funcionar).

2 – Nos modelos mais antigos (aquele com o botão de Power oval, e não redondo como este da foto que eu postei), a disposição dos jumpers é diferente. Os mesmos jumpers estão lá, e o número de cada um continua escrito do seu lado, a diferença é que eles estão um embaixo do outro.



Mas o processo é o mesmo, é tudo igual, basta saber quais os jumpers correspondentes e fazer as soldas nos lugares corretos.



Espero que seja útil para alguém no futuro. Se alguém quiser chaver seu Saturno, este “guia” terá alguma utilidade. Na pior das hipóteses, fica como curiosidade para o pessoal! Já vi pessoas pagando (caro) para que chaveassem seus aparelhos, se eu soubesse que é assim tão simples eu mesmo teria feito pela metade do preço

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  1. nao precisa chavear, é só mudar a regiao do cd na hora de gravar.

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