- Back to Home »
- Cartmod , Tutorial Emulação »
- Faça você mesmo uma PCB flexível !
Uma placa de circuito de um só lado Realmente muito interessante este tutorial de como fazer um circuito impresso em material flexível.
Acho que esta técnica de construção de circuitos pode ajudar, e muito, em alguns projetos... principalmente em situações que requeiram baixo peso e flexibilidade.
Os 2 método conhecido seria compra uma caneta com tinta condutiva prata ou compra a tinta condutiva prata e pra usa numa impressora pra imprimi teria que coloca a tinta num cartucho da cor preta e usa num papel ou plastico.
Na eletrônica, é comum falar de placas de circuito de uma face. O tipo mais comum é uma placa de circuito impresso que só tem a fiação de um lado, e os componentes do outro lado. Há também placas de montagem em superfície, onde toda a fiação e componentes sentar em um dos lados. Mas não são todos aqueles realmente apenas placas de circuito de dois lados, onde você só colocar os componentes em um dos lados?
Aqui apresentamos um método de fazer seu próprio autêntica placa de circuito de um só lado.
Nossa solução? Uma placa de circuito na forma de uma tira de Moebius .
Enquanto é possível ter as suas próprias placas de circuito flexíveis comercialmente fabricados (a um custo extremamente alto), nós estamos executando uma versão DIY muito mais barato aqui. Há uma série de maneiras que você pode ir sobre como fazer seu próprio circuitry- flexível que estamos usando uma tira de papel como o nosso substrato e tinta condutora de fiação. Uma das razões para isto é que a ligação pode ficar estritamente sobre a superfície da tira de papel, sem que perfura através dele.(Manter a integridade topológica é uma forte motivação.)
Nós pegou duas "canetas condutores" cheio de prata diferentes em nosso local de Eletrônica de Fry. Enquanto as canetas parecem idênticos, e ambos fazem sobre as mesmas alegações, tem-se 8,5 g de enchimento eo outro tem 5 g. Uma caneta produzida vestígios de prata fosco, os outros rastros brilhantes gloriosos, e em diferentes viscosidades. Ambos os tipos de tinta secar impressionantemente rápida e conduzir razoavelmente bem para este tipo de projeto. (Espere a perder algumas dezenas de ohms aqui e ali.) Uma palavra de advertência: Este material é implacável.Não há nenhuma boa maneira de recuperar se você deve cruzar acidentalmente duas linhas ao ligar com tinta condutora.
Certifique-se de que o seu papel é espesso o suficiente para que a tinta condutora não encharca; nós usamos um "tira de papel aquarela 11, que trabalhou de forma admirável.
Para o nosso circuito, decidimos fazer um caçador de LED que acendem LEDs em sequência ao longo do comprimento da tira de Mobius. Para fazer isso optamos por um microcontrolador AVR pequeno, o ATtiny2313, que é um dispositivo de 20 pinos com 17 pinos de saída disponíveis. Com cada saída que nós dirigimos um único LED vermelho, ea coisa toda pode ser alimentado por um tipo 3V CR2032 de lítio.
Aqui estão os componentes que vamos precisar para montar em nosso conselho: A tomada para o ATtiny2313, um suporte de célula tipo moeda, e pequena superfície vermelha montar LEDs.
Começamos nosso layout, colocando o soquete para o ATtiny2313- com seus pinos dobrados, para instruções de montagem de superfície no meio da tira de papel, traçando caminhos para fora dos pinos a lápis, e colocando os locais de LED pouco uniformemente ao longo do comprimento do tira: Todos os nossos LEDs têm seus catodos ligado ao pino terra do microcontrolador, o pino 10 (no canto inferior esquerdo). Pino 20 (no canto superior direito) é a entrada + V eo pino 1 (superior esquerdo) é o pino de reset que vamos deixar desconectado. Todos os outros pinos levar diretamente ao, LED mais direto mais próximo.
Isso tudo parece muito melhor uma vez que o socket é superglued para o papel e as marcas de lápis são todos escritos sobre com a tinta prata condutora:
No verso da faixa (que é ainda dois lados neste momento!) Vamos instalar o suporte da bateria, do outro lado do papel a partir do microcontrolador. Isso mantém tanto o chip ea bateria bem longe da costura onde vamos juntar as duas pontas. O suporte da bateria é basicamente um clipe de retenção que os contatos do terminal da célula moeda "+". Cabe a nós para desenhar um terminal "-" abaixo do clipe, que nos conectamos com o pino de aterramento do chip e LEDs.
E aqui está o que parece quando o titular é colada no lugar, os LEDs são adicionados, e é todo ligado com tinta condutora.
Agora, nós nos encaixamos tudo isso junto. Nossa tira de papel é de 11 × 1,75 "de tamanho. No lado com o microcontrolador, temos reservado uma polegada em cada extremidade para a cola de sobreposição. Na parte de trás, a totalidade dos 11 centímetros é usado. Teste de montagem da tira com uma meia torção para sobrepor as duas abas de colagem permite que você veja como conectar as linhas na parte da frente e de trás antes que seja realmente colados. (Use o lápis para descobrir onde você está indo fio antes de sair a tinta!)
Para completar a fita de Möbius, prenda as duas abas de cola juntos. Usamos gel super cola, e usou prendedores de roupa para segurar as pontas enquanto ele definido. Ligue os fios do outro lado da costura com tinta condutora cuidadosamente aplicado.
O último passo é programar o microcontrolador. Nós escrevemos um programa muito simples lento "LED chaser" que ilumina os 17 LEDs em seqüência, lentamente. O firmware para o AVR está sendo liberado sob a GPL. Você pode baixá-lo aqui (10 kB arquivo ZIP) e instalá-lo através de sua interface favorita.
Tudo feito e como ele se parece? Muito legal!