A boa notícia é que o GameMaker básico é gratuito, apesar das limitações de recursos que considero bastante, para jogos de pequeno porte e permite a exportação em Mac, Windows e Windows 8. Também possui as versões pagas que permitem usar todos os recursos ou até mesmo exportar para outras plataformas, como HTML5, iOS, Android e outros.
Instalando o GameMaker
Atualmente, existem duas maneiras de instalar o GameMaker: a primeira é ir no site oficial do GameMaker e baixar o arquivo de instalação. A segunda forma é para aqueles que possuem conta na Steam, que podem baixar na loja na categoria “Softwares”. Uma vantagem a mais da versão Steam é que você ganha a possibilidade de publicar seu jogo na Steam Workshop, além de poder jogar os jogos das outras pessoas. Eu estou usando a versão do Steam para este tutorial, então caso esteja usando a versão executável, não estranhe a falta de alguma opção que direi neste tutorial.
Conhecendo o GameMaker
Você já deve ter instalado o GameMaker, tanto faz se for no Steam ou pelo executável. Agora vamos iniciá-lo e, no meu caso, vai aparecer a seguinte janela:
Esta janela deve aparecer para os que instalaram pela Steam. A opção “Play” permite você executar os jogos do Steam Workshop, enquanto o “Make” inicia GameMaker Studio. Clique em Make e irá abrir uma nova janela:
- Open: Abrir um projeto já salvo;
- New: Criar um novo projeto;
- Import: Permite importar projetos de versões antigas do GameMaker;
- Release Notes: Mostra as últimas modificações que a YoYo Studio fez no aplicativo;
- Demos: Projetos prontos de jogos em que você pode explorar os códigos;
- Tutorials: tutoriais do Game Maker para diversos fins. Entretanto, muitos tutoriais, apesar de mostrarem o que é para fazer, já deixam o projeto pronto, o que para quem precisa praticar para aprender torna-se difícil;
- News: Notícias da YoYo Games. Fiquem atentos porque eles anunciam vários concursos de jogos;
- Licenses: todas as licenças usadas no GameMaker;
O jogo desta vez vai ser um jogo melhorado e tematizado do Breakout, (sim, Breakout de novo! Não sou muito criativo quando se trata de exemplos): nela o jogador controlará quatro raquetes, uma em cada lado do cenário, deverá rebater uma bola de tênis e destruir todas as flores de um jardim.
Enfim, vamos começar o desenvolvimento, mas por onde? Observe o lado esquerdo da interface e você enxergará várias pastas. São nestas pastas que você adicionará ou criará os recursos do jogo. Vou explicar cada uma deles conforme a necessidade.
Na parte direita, temos as configurações e propriedades da Room, que são divididas em 6 guias:
- Settings: é onde você altera o nome, o tamanho, velocidade de atualização, códigos personalizados, entre outros;
- Tiles: escolha de tiles e tileset para serem utilizados no mapa;
- Objects: permite inserir e alterar objetos instanciados;
- Background: permite inserir planos de fundo;
- Views: permite inserir câmeras nas Rooms;
- Physics: Configuração de física, caso o jogo utilize uma engine física;
Agora, vamos por um plano de fundo para a nossa Room. Salve a imagem abaixo, pois ela será o nosso plano de fundo:
Para testar o nosso projeto, na janela principal do GameMaker, clique no ícone que tem a seta verde (1) e ele vai compilar o projeto e executar. A seta laranja é para Debug (2), que possui várias ferramentas de desempenho e observadores de variáveis, que são usados para testes mais específicos. Mais para o lado direito, temos o campo “Target” (3) que indica para qual plataforma o jogo será compilado/testado. Para a versão gratuita é para ter Windows, Windows 8 e Mac. Para quem está usando a versão do Steam, também tem a possibilidade para compilar para o Steam Workshop. Ao testar, é para aparecer a janela do jogo com o nosso plano de fundo.