- Back to Home »
- Tutorial Emulação »
- Tutorial: PSX 1.13 Emular o Playstation (PSone)
Posted by : Unknown
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
O pSX é um emulador de PlayStation 1 que é simples e fácil se de usar, não necessita configurações avançadas (plugins) e possui uma vasta compatibilidade com os jogos mais populares.
O objetivo de seu criador foi desenvolver um emulador que fosse capaz de emular a PlayStation 1 da melhor forma possível, possibilitando que todos os jogos funcionassem e ainda mantivessem a resolução original (gráficos iguais ao video jogo original).
Apesar do emulador pSX não necessitar de configurações extra com plugins, necessita ainda das BIOS Playstation para funcionar, felizmente nós tratámos desse problema para vocês :)
O objetivo de seu criador foi desenvolver um emulador que fosse capaz de emular a PlayStation 1 da melhor forma possível, possibilitando que todos os jogos funcionassem e ainda mantivessem a resolução original (gráficos iguais ao video jogo original).
Apesar do emulador pSX não necessitar de configurações extra com plugins, necessita ainda das BIOS Playstation para funcionar, felizmente nós tratámos desse problema para vocês :)
Nova categoria na EGL, atendendo a pedidos do pessoal que ainda não tem muita intimidade no ramo da emulação de consoles clássicos. Começo explicando como emular no PC o lendário PSone.
Antes de mais nada, vou deixar uma coisa bem clara:
Emulação para mim é muito bom quando ela é fiel ao original. Por isso eu irei ensiná-los a baixar, configurar e jogar seus jogos de PSone no PC com o pSX Emulator.
O pSX emulator é simples de usar, relativamente leve (acho que qualquer notebook com dualcore e 1 giga de ram deve rodá-lo) e roda com exatidão (ou bem próximo disso) todos os jogos de PSone que eu testei aqui no PC. Mesmo tendo um Playstation 2 que emula via hardware o PSone eu acabo jogando alguns jogos via emulador pela comodidade: basta tê-lo instalado em um netbook para ter acessos a rpg´s e jogos de nave clássicos. É prático como miojo, fiel como um lamen do bairro da Liberdade.
Vamos lá:
Clique aqui para ir no site do emulador, baixe a versão mais recente (no caso, a 1.13).
Descompacte os arquivos de pSX_1_13.rar para uma pasta qualquer.
Execute o arquivo psxfin.exe para descobrir duas coisas:
- O emulador tem suporte para o português do Brasil
- Você precisará do arquivo BIOS do Playstation
- Você precisará do arquivo BIOS do Playstation
O arquivo BIOS é essêncial para emulação de qualquer hardware mais avançado. A começar por alguns modelos de arcades até consoles mais recentes. A dica é colocar “scph1001.bin download” no GOOGLE.
Uma vez encontrado e downloadeado, o arquivo scph1001.bin deverá ficar na pasta BIOS do emulador.
Se você fez tudo certo irá vislumbrar o saudoso logotipo do console no seu PC. Agora é preciso configurar algumas coisas. O processo é bem amigável, ainda mais se você tiver alguma experiência com emuladores.
Vá em “ARQUIVO” e selecione a opção “CONFIGURAÇÃO”.
O mais importante aqui é configurar seu teclado ou controle. É recomendável usar um joystick – em especial aquele dualshock 2 que você encontra a preço de banana em qualquer loja de informática ou de videogames. Para plugá-lo no PC existe uma infinidade de adaptadores usb. No Mercado Livre eles existem aos montes.
Se você tem um dualshock plugado no PC a experiência em emular o PSone será plena. A configuração dos botões é fácil e permite inclusive que você use as duas alavancas analógicas.
Outra dica importante também é ir na aba “MEMORY CARD” na tela de configurações para o criar o arquivo que será seu “Memory Card” no PC. É nele que estarão todos os seus progressos salvos na jogatina.
Ainda existe as opções “GRÁFICO” e “SOM”: Na opção SOM não há muito o que fazer, o que existe no “default” é a melhor opção para a maioria dos usuários.
A opção GRÁFICO permite alguns ajustes finos na imagem como a resolução da tela (se você estiver jogando com o PC plugado em um monitor grande ou HDTV, vale a pena experimentar resoluções altas) e o aspectio ratio (se estiver jogando em um monitor wide e quer manter o quadradão do seu antigo tubão, selecione a opção 4:3).
Feito isso é hora de jogar. E existem duas maneiras para tal.
Jogos em formato ISO (ou Bin, etc): Clique em “ARQUIVO” e em seguida em “INSERIR IMAGEM DE CD”, basta procurar o arquivo ISO ou BIN no seu HD, selecione-o e espere o jogo ser carregado.
Jogos em CD: Jogos originais ou piratas, tanto faz. Basta ir em “ARQUIVO” e optar por “INSERIR DRIVE DE CD”, selecione a letra do drive de CDROM do seu pc e pronto.
Eu uso esse emulador há um bom tempo. Jogo muito os shooters espaciais como Gradius Gaiden, Terra Diver e Einhander. A emulação é perfeita. Ao elaborar esse tutorial peguei alguns jogos na minha estante para testar e posso afirmar que ao menos no principio jogos como Chrono Trigger, Chrono Cross, Metal Gear Solid, Tekken 3 e Final Fantasy IX rodaram com absoluta perfeição.
A emulação via pSX Emulator é bastante fiel e não há espaço para grande melhorias nos gráficos como acontece em outro emulador, o EPSXE, em contrapartida o pSX é muito mais leve e amigável. Em questão de minutos você baixa o emulador, descompacta, faz pequenos ajustes e já está jogando.
Relatem problemas e dúvidas no espaço para os comentários.