Também aproveitaremos e adicionaremos um sistema de pontuação que será mostrado na tela.
Tratamento de Colisão
É a bola que vai bater nas raquetes, portanto vamos fazer o tratamento de colisão no nosso objeto obj_bola e abriremos a janela de propriedades do objeto.
A melhor coisa quando trabalhamos com uma ferramenta de desenvolvimento, é quando as coisas tornam-se bem simples. A colisão é considerada um evento, então clique em “Add Event” e, em seguida, escolha “Collision”. Ao clicar no botão, ele vai pedir para selecionar o objeto com o qual irá colidir, que no nosso caso é o “obj_raquete”.
01. move_bounce_all(false);
Nesta linha, estamos dizendo para a bola rebater no objeto em que ele está colidindo. O “False” é um parâmetro dizendo se é para utilizar uma detecção de colisão precisa ou não. Como as formas geométricas são simples, então não precisa usar um método de alta precisão. Feche o editor de código e dê um “Ok” nas propriedades e podemos testar agora. Agora, a bola deve estar rebatendo nas raquetes.
Pontuação
A cada rebatida que o jogador conseguir, vai render 5 pontos. Para contabilizar a pontuação, abra o código que você inseriu no evento Collision e adicione a linha 2 nele:
01. move_bounce_all(false);
02. score+=5;
A variável “score” é uma global, ou seja, pode ser acessada em qualquer parte do projeto e é responsável por guardar a pontuação do jogo. Pode fechar o editor de código e, a partir deste ponto, ele estará contabilizando a pontuação.
Mostrando a Pontuação
Pontos, saúde, munição e outros elementos geralmente são desenhados na camada GUI (Graphical User Interface). A camada GUI não faz parte do jogo em si, mas sim uma camada que ficará sempre na frente do jogo, muito útil para inserir as informações que o jogador venha precisar.
Para exibir a pontuação no GUI, vamos abrir as propriedades do objeto “obj_bola” e clicar em “Add Event”. Clique no evento “Draw” e selecione a opção “Draw GUI”:
Na aba “Score”, tem o ícone “Draw Score” (). Clique e arraste para dentro e vão abrir as configurações. Altere o campo “x” para 240 e o caption para “Pontos:”. A configuração vai ficar assim: