Posted by : Unknown segunda-feira, 7 de julho de 2014


Principais Elementos de um Jogo:
A interface do Game Maker tem os principais elementos com que vamos trabalhar quando fizermos um jogo. O Painel a seguir mostra uma Árvore onde aparecer os elementos que forem sendo acrecentado:

Interface do Game Maker no modo Simples

   Sprites: São as Imagens que vão representar os objetos do Jogo. Um Sprite pode ter uma imagem ou mais imagens. Neste Tutorial, veremos apenas sprites com uma só imagem.

   Sounds: São tanto os sons que tocam quando ocorrem eventos (colisões, explosões, tiros) como músicas de cada fase.

   Backgrounds: São os desenhos que aparecem no fundo do cenário, representando o chão da sala ou qualquer outro meio por onde os personagens do Jogo se move.

   Objects: São os elementos principais de um Jogo. Criar um Jogo dentro do Game Maker significa basicamente criar objetos e indicar como cada objeto deve reagir aos eventos que ocorrem durante o Jogo. Existem  vários tipos diferentes de evento. Alguns são únicos, como o evento de criação e o evento de destruição de um Objeto. Outros podem ocorrer centenas ou milhares de vezes, sempre que o Jogo é executado, como o evento de colisão, eventosde mouse (clicar com algum dos botões, mover o mouse etc.), eventos de teclado e etc. O objeto que você criar no Game Maker é como uma receita. Durante o Jogo, o Game Maker usa essa receita para criar aqule objeto quantas vezes forem necessárias.
   Salas representam o espaço onde o Jogo ocorre. Cada sala pode representar um nível diferente ou um nível pode ser composto por várias salas interligadas.

O Jogo:
   Aqui vamos criar um Jogo bem Simples. Quando se projeta um Jogo é interessante sempre começar escrevendo uma pequena descrição: "Uma Bola vermelha se move na tela. O objetivo do Jogo é clicar sobre a bola com o Mouse. O jogador ganha 10 pontos cada vez que acerta a bola. A cada 100 pontos, a bola passa a se mover mais rapido."
   Da descrição acima, podemos passar a um projeto mais detalhado. Em desenvolvimento de Jogos, você vai ouvir falar muito em "Design Document", o texto que contém o projeto de um Jogo. Esta é a forma mais comum e aceita de documentação de Jogos. Esse projeto contém desde a idéia central e os aspectos gerais do Jogo até os graficos e fases. Idealmente, o projeto deveria ser totalmente escrito antes que alguém escreva uma linha de código ou desenhe alguma imagem, mas isto raramente é uma opção viavel ou mesmo desejável. Assim, é importante escrever o projeto inicial, mas também é igualmente importante permitir que este projeto evolua.
   Para o nosso Jogo simples, podemos escrever um pequeno projeto:

Objetos
   O Jogo tem basicamente dois objetos, a Bola ea Parede
   O Objeto parede reprentado por uma imagem de um bloco de pedra. A única sala do Jogo é cercada por Objetos desse tipo, impedindo que a Bola saia da tela.
   O Objeto Bola é representado pela imagem de uma bola vermelha sobre o fundo tranparente. A Bola se movea uma velocidade constante e rebate quando colide com um objeto parede. Quando o Jogador consegue clicar sobre a bola com o Mouse, ele ganha 10 pontos. A Bola então pulapara um ponto qualquer da sala, ea sua velocidade aumenta um pouco.

Sons
Vamos usar dois sons apenas, um para quando a Bola bate na parede e outro para quando o Jogador consegue clicar sobre ela.

Controles
O Jogador tem apenas um controle, o Mouse, e deve apertar o botão esquerdo quando o cursor estiver em cima da Bola.

Fluxo do Jogo
No início do Jogo, a pontuação é 0. O Jogo começa com a Bola se movimentando em uma direção Aleatoria. O Jogo termina quando o Jogador clica em Esc.

Níveis
O Jogo tem um Nível. Cada vez que o jogador acerta a Bola, a Dificuldade aumenta com o aumento da velocidade da Bola. Isto é o suficiente para cliarmos uma primeira versão do nosso Jogo.

Criando Sprites e Sons
Primeiro, vamos criar os dois Sprites que presisamos, o Sprite da Bola e o da Parede. Para isto, use a Opção Add Sprite no menu Add ou no ícone na barra de ferramentas (o PacMan vermelho xD). As imagens que vamos usar anexados ali no final do Tópico.
   Quando aparecer a tela de propriedade do Sprite, carregue a imagem parede.png, dê um nome ao Sprite, por exemplo spr_parede, e clique OK. Repita o Procedimento e crie o Sprite spr_bola com a imagem bola.png.
  Para criar sons, o procedimento é parecido. Clique sobre o Icone do Auto-Falante ou na Opção Add Sound no menu Add. Aí, crie os sons snd_colide e snd_click, respectivamente a partir dos asquivos boink2.wav eclick.wav, Ai Anexados.

Criando Objetos
Sons e Imagens não vão fazer nada sozinhos, então vamos criar os Objetos de nosso Jogo.
   Primeiro, vamos criar o Objeto que representa a parede. Clique em Add Object, escreva obj_parede na tela propriedades do Objeto. Escolha o Sprite correspondente [Clique no Botão Azul em cima de Edit] (spr_parede) e marque a caixa Solid, que fará com que o objeto seja sólido. Assim você cria o objeto parede.
Agora, vamos criar um objeto bem mais complicado, a Bola. Primeiro, clique novamente em Add Object. Escreva o nome do Objeto (obj_bola) e escolha o Sprite correspondente (spr_bola). A Bola não presisa ser sólida.
   O passo seguinte é Adicionar eventos e ações à bola. Clique no botão Add Event logo abaixo do Painel Central da tela de propriedades  do objeto. Aparecerá o Event Selector, que permite escoler o tipo de envento que queremos adicionar.
   Selecione Create. Este evento ocorre uma vez para cada objeto, quando o objeto é criado. A seguir vamos adicionar uma ação a este evento - arraste o icone com 8 Setas Vermelhas (O Primeiro da esquerda) para o Painel Central (Actions). Este Ícone representa a ação "Mover-se em uma deireção". Vai Aparecer a tela  para configuração da ação. Para que o Jogo sorteie a direção do Movimento entre as 8 Possíveis,clique sobre as 8 Setas e escolha um valor para a velocidade do Movimento. Podemos começar com 4.
O Proximo evento  que queremos tratar é a colisão. Clique novamente em Add Event e selecione "Colision". Neste caso, você tem que escoler o outro objeto da colisão. Queresmo configurar a Colisão com a parede, então escolha obj_parede. A ação da Colisão é simplesmente bater e voltar. O Ícone para esta ação é "Bounce against objects", o último ícone da primeira página de ações. Como os valores padrões são adequados, clique em OK.
Queremos também tocar um som quando ocorrer a colisão. Para isto, arraste o ícone Play a Sound para o Painel Central. Os icones de som ficam na aba main1, sob o titulo Sound. Escolha o som  snd_colide que criamos antes e deixe loop como "false", já que queremos que o som toque só uma vez.
   Agora, falta tratar o evento mais complicado. Quando o usuario consegue acertar a Bola (isto é, clicar sobre ela) queremos tocar um som, aumentar o placar e a velocidade da Bola  (mudando-a de lugar antes). Primeiro, adicione um novo evento, Mouse Event - Left Presed. Esse evento ocorre quando o jogador pressiona o botão esquerdo do Mouse sobre este objeto. Inclua uma nova ação Play a Sound, escolendo desta vez o snd_click. Pra aumentar o placar do Jogo, vá à aba Score e adicione o primeiro Icone, Set the Score.
Nas propriedades de Set the Score, escreva 10 em New Score e marque o box Relative. Isto fará com que o Score aumente 10 relativamente ao Score anterior, isto é, Somará 10 pontos ao Score.
   Adicione mais duas ações ao evento, Jump to a random position (terceiro icone da seção Jump na aba Move) e novamente a açãoStart Moving in a Direction (primeiro icone na aba Move) que tinha-mos adicionado em Create. Nesse caso, além de clicar sobre todas as 8 setas, escreva o valor 1 em Speed e marque box Relative, o que fará com que a velocidade aumente 1.


Criando uma Sala
Vamos criar uma Sala onde o Jogo vai acontecer. Clique em Add Room. No Topo da tela de configuração da sala, mude Snap X e Snap Y para 32 (isto fara com que cada "casa" da sala tenha 32x32 Pixels, exatamente o tamanho de nossos Sprites).
   Na parte de baixo do Painel à esquerda, escolha o obj_parede em Object to Add withleft mouse. No mapa à Direita, clique sobre todas as células mais externas para criar a parede da sala.

Após criar as paredes, troque de objeto e coloque um onj_bola no centro da sala.



Testando o Jogo
Se você ainda não fez isto, salve o projeto. Depois você já pode testar seu Jogo: aperte F5, que é o atalho para oRun Normally no menu Run. Observe se as ações que configuramos para cada objeto funcionam como esperado. Veja se o Placar (na barra superior da janela) aumenta corretamente, se os sons estão certos, se a Bola se comporta de forma programanda (mudando de posição e aumentando a velocidade a cada acerto do Jogador). Se alguma coisa estiver errada, encerre o Jogo (Esc), volte ao Game Maker e corrija o erro. Você pode editar as açoes de um evento clicando duas vezes sobre a ação desejada.


Ajustes Finais
Para finalizar o Jogo, podemos adicionar um chão à sala. Clique Add Background, escolha a figura "chão.png" e dê o nome bkg_chao ao Background. Depois, volte a sala Se você não deu outro nome, ela aparece com o nome Room0 sob Rooms. Na aba Background, desmarque o box Draw a Background color e escolha bkg_chao na lista de Backgrounds (Sob o box Foreground Image)
Salve e teste novamente. Pronto, você fez seu primeiro jogo completo. (Chatinho e dificil mais não deixa de ser um jogo xD)

Final
Como qualquer outros Makers tente mexer no Programa para descobrir coisas novas ;)

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