Posted by : Unknown terça-feira, 31 de dezembro de 2013



Há muito tempo atrás, eu tomei conhecimento de programas cuja função era de agrupar e organizar emuladores e roms. Comecei com o SimpleFE, do camarada boosector (pra quem não conhece, o boot foi um dos principais programadores e criadores do MEGAPACK BR, famoso pacote de instalação de programas pro destrave do PS2, através do HDD). Como o próprio nome dizia, era um front-end simples, basicamente você selecionava o emulador e depois a rom, previamente configurados no programa. Algo simples e prático pra quem não tinha muita ambição e estava conhecendo o processo.

O tempo passou e meu interesse por front-ends acabou sumindo... Maass, eis que, num lampejo de idéias, fui novamente vislumbrado pelas capacidades visuais de um front-end bastante peculiar. Na época, eu já tinha visto vídeos sobre ele e achava algo muito chato de se mexer, além do que a minha máquina não suportaria tudo aqui. Esse front-end era o Hyperspin. Após um comentário de um amigo do facebook (oBruno Shinkou que, aliás, faz ótimos covers de CANÇÕES de sucesso nos games), resolvi investigar à fundo esse negócio de front-end, já que atualmente possuo uma máquina muito melhor. E o Hyperspin começou a fazer parte da minha vida por várias semanas atrás...


O Hyperspin possui dois problemas logo de cara: ele é muito bonito e chamativo, mas é muito complicado e CHATÍSSIMO de se APRENDER a configurar. Portanto, eu tinha um grande caminho pela frente se quisesse ver essa belezura funcionando à pleno vapor aqui. Comecei a procurar no nosso queridoGoogle e encontrei diversas páginas com tutoriais dos mais variados, alguns explicando passo a passo, outros informando erros, outros injetando mais curiosidades ainda, alguns pela metade, 90% em inglês, etc. Baixei o dito cujo, mesmo sem saber ao certo o que estava baixando, pois o site oficial não oferece em letras garrafais: "BAIXE AQUI O HYPERSPIN COMPLETO", tudo é muito subjetivo. Enfim, depois de quebrar muito a cabeça, consegui fazer saporra funcionar e vou deixar aqui um pequeno tutorial pra quem quer se aventurar nesse p#$#@ front-end espetacular.

Notas importantes:
• nesse tutorial não serão divulgados links para roms e emuladores, portanto, nem insista, pois isso é contra as leis do blogger;
• eu vou mandar o passo a passo configurando um emulador apenas, talvez com outros similares (leia-se: 8 e 16 bits) seja algo bem parecido;
 tenham paciência, nem sempre tudo funciona como deve e eu estou aprendendo ainda, portanto, mais tutoriais podem surgir em breve dando mais dicas e solucionando alguns engasgos;

Acredito que um dos motivos de não existir um passo a passo concreto e atualizado sobre o Hyperspin é que ele gera renda pra algumas pessoas. O programa é gratuito, mas configurá-lo vai da sua paciência. Pessoas montam verdadeiros arcades com esse programa embutido em algum PC velho, vendem e lucram horrores, já que o programa é free e o único trabalho foi fazer o bichinho funcionar, além de horas e horas de downloads. Aliás, tocando nesse assunto, se desejar equipar o Hyperspin com tudo que ele merece, pode reservar aí um bom tempo baixando vídeos e snapshots, pois tudo isso pode ser embutido no danado, transformando ele num monstro da emulação. Existem packs completos pra baixar com quase 100GB, algo realmente grande considerando as conexões de internet brasileira (deszipados vão-se quase 2 TERAS de HD). Mas, chega de enrolação, vamos tocar o barco e passar alguns macetes pra quem deseja baixar, instalar e configurar o Hyperspin!

O Download

A primeira grande dúvida é: onde e o que baixar. O Hyperspin é disponibilizado gratuitamente em seu site oficial. Após cadastrar e navegar por algumas abas, temos três links para download na seção HYPERSPIN: o link central é o correto. Isso ninguém me mostrou, ou explicou. Tá certo que lá mostram tudo, mesmo em inglês, é explicado que se tratam dos arquivos instaláveis. Mas, por que tais arquivos NÃO INSTALAM? Eles não instalam no PC, são apenas EXECUTÁVEIS, como os emuladores (menos o Projetc 64). Você baixa o pack de quase meio giga e pronto (Hyperspin Install Files v1.3.2.0). Baixou? Ótimo! Vamos ao próximo download!



Segundo arquivo necessário: o Hyperlist. Ironicamente, você não vai achar essa porcaria no site oficial! :D Sim, pode rir, porque parece uma piada! Um arquivo essencial, que CRIA SUA LISTA DE ROMS PRO HYPERSPIN RECONHECER, não existe por lá, pelo menos não à olhos vistos, como os outros arquivos! Eu encontrei ele por meio de vídeos de tutoriais no Youtube e vou deixar o link aqui, pra quem quiser baixar. Apenas lembrando: talvez esse programa seja desnecessário caso o novo Hyperspin já venha com alguma coisa similar, mas, pelo que andei testando, sem o Hyperlist pra criar as listas de roms, o Hyperspin não reconhece. Baixe o Hyperlist aqui. Download feito? Ainda não execute nada, vamos ao terceiro e mais importante download!

Mais importante que o próprio Hyperspin?, alguns dirão. SIM! O Hyperlaunch é o programa responsável por CARREGAR o emulador, além de algumas outras coisas. Essas "outras coisas" me ficaram ocultas até no dia em que fiz essa merda funcionar! Acontece que, antigamente, em versões antigas, o Hyperlaunch era mais complicado de se configurar. A versão mais atual é mais simples e conta com um visual mais amigável. Mas, olhem só, dêem uma boa olhada na lista de downloads e vejam se entendem alguma pica disso...



Arquivos a serem baixados (APENAS): o primeiro, Hyperlaunch HQ v1.0.12.0e o último, o full install, de 44MB! O arquivo maior, com mais de meio giga serve apenas como perfumaria pro fron-tend, as quais eu ainda não testei e não é o objetivo desse tutorial! Baixados os dois arquivos, é hora de começar a instalação e configuração do front-end. Em outras palavras, aqui começa o segundo round de dúvidas e mais dúvidas.

A Instalação

A primeira coisa a ser feita, já que o Hyperspin não se instala (pelo menos não nessa nova versão) é criar uma pasta no C: chamada Hyperspin, ficando C:\Hyperspin. Dentro dela, descompacte o arquivo com o Hyperspin, o primeiro que baixamos. Notem vários programas junto com o Hyperspin, mas não execute nada ainda. Aliás, execute sim o Hyperspin.exe e veja o preview do front-end. É por ele que vamos começar a jogatina quando tudo estiver pronto.

Depois de retirar o recheio do Hyperspin, vamos instalar o Hyperlist, que é um executável normal que se instala no Windows facilmente. Aliás, esse parece ser o único arquivo "normal" do Hyperspin aqui...

Instalado o Hyperlist, descompacte o Hyperlaunch (o arquivo maior, full install) numa pasta própria dentro da pasta Hyperspin, mas não execute-o ainda. Descompacte diretamente na pasta do Hyperspin o Hyperlaunch menor, que nada mais é que uma interface para ABRIR O HYPERLAUNCH!!Entenderam o drama aqui? Isso não é explicado, nenhum tutorial que eu acompanhei falou sobre isso e é JUSTAMENTE AQUI que mora o principal problema no que diz respeito à configuração do Hyperspin: o Hyperlaunch é simples, mas sem esse arquivo, é um inferno!

De posse do Hyperlaunch HQ, execute-o e ele vai pedir pra procurar o executável do Hyperlaunch, que foi o arquivo maior que descompactamos numa pasta própria. Insira o caminho correto (que, em teoria, deverá ser C:\Hyperspin\Hyperlaunch v3.0.0.9\) e ele vai abrir o programa de configuração de todos os emuladores suportados pelo Hyperspin, bem como programas, controles, etc. Esse é o coração do Hyperspin, é por aqui que o programa principal vai reconhecer roms, extensões das roms, emuladores, caminhos para snapshots, caminhos para vídeos, etc, etc e etc.

Antes de configurar tudo isso, vamos ajustar o settings.ini do Hyperspin para que ele reconheça o Hyperlaunch, ou a mágica não vai acontecer! Abra a pasta Hyperspin, vá em Settings e depois nosettings.ini. No bloco de notas, insira ali o caminho pro Hyperlaunch v3.0.0.9, incluindo uma barra \ no final, ou ele não vai interpretar como PASTA. Vão por mim, perdi um tempo aqui por causa dessa última e maldita barra... Feito isso, salve o txt e pronto, seu Hyperspin já vai poder reconhecer tudo que fizer no Hyperlaunch!


olha a barra ali

As Configurações

Agora vamos colocar um emulador pra configurá-lo no Hyperlaunch. Antes disso, ao escolher o emulador, tenha certeza de que o mesmo esteja rodando em fullscreen, já com botões configurados (caso haja um controle) e com filtros de imagens já colocados. Isso facilitará muito, pois tudo que for colocado no Hyperspin já deverá funcionar perfeitamente. Abra a pasta do Hyperspin, entre na pasta EMULATORS e crie ali uma pasta pro seu sistema. Eu escolhi, como emulador inicial, o UberNES do Nintendinho, já que ele é simples de mexer e vem com um filtro bacana de imagem que simula uma TV antiga. Crie uma pasta pra ele dentro da pasta EMULATORS, mas preste atenção: essa pasta precisa ter O MESMO NOME encontrado na pastaDATABASES do Hyperspin. Apenas entre lá, copie o nome e crie uma pasta com esse nome na pasta EMULATORS. Simples e rápido! Agora basta copiar O CONTEÚDO DA PASTA DO EMULADOR pra essa pasta recém criada na pasta EMULATORS, ficando assim:



Criada a pasta do emulador de Nintendinho, vamos criar a lista de roms. Execute o Hyperlist. Note as cinco guias no programa, mas vamos usar apenas a terceira (dir2xml), que é a guia que cria uma lista XML das roms disponíveis pro Hyperspin reconhecer. Abrindo a guia, em ROM Directory, coloque o caminho pras roms, no caso, de Nintendinho. Abaixo vem o problema, aqui não é o caminho pro emulador, como 90% das pessoas que usam isso pela primeira vez acham. Aqui é o caminho pro diretório das XMLs do Hyperspin, para gravar a nova XML por cima da existente no programa. A pasta correta aqui é a DATABASES, dentro de C:Hyperspin\Databases. Procure a pasta Nintendo Entertainment System e pronto! Em NAME TO GIVE XML FILE, coloque o nome da pasta do diretório, ou seja: Nintendo Entertainment System. Qualquer outro nome acarretará em não reconhecimento pelo Hyperspin. São coisinhas assim que fazem desse front-end uma chatisse pra configurar. Clique em CRIATE XML FILE e pode fechar o programa normalmente.



Criada a lista de roms e com o emulador na pasta correta do programa, vamos abrir o tão temido Hyperlaunch. Clique duas vezes sobre o HyperlaunchHQ. Ele vai abrir um leque ENORME de opções de configuração, mas vamos usar, por enquanto, apenas a configuração para o emulador do Nintendinho que escolhemos. Ao abrir, vá direto pra guia EMULATORS, no alto da tela (representada por um joystick de Atari) e, do lado esquerdo, selecione o Nintendo Entertainment System. Em ROM PATHS, coloque o caminho pras suas roms e, em default emulator, o emulador que vamos usar (no meu caso, o UberNES). Clique no + em verde, logo abaixo, para inserir o emulador: em name, coloque o nome do dito cujo; empath, o caminho do executável do mesmo e em EXTENSIONS mora mais um dos problemas que passei. Aqui são inseridas as extensões que estão suas roms, sejam em .zip, .rar, etc. Mas, é preciso colocar SEM O PONTO, apenas ziprar ou, nesse caso, nes. Apenas isso, nes. Se estiverem zipadas, zip. Se estiverem misturadas, coloque entre vírgulase espaço: zip, rar, nes. Simples, eficaz e com uma pegadinha malandra, típica do Hyperspin :D !



Colocado tudo isso, é hora de TESTAR o Hyperspin. Sim, é "somente" isso! Nada de configurações escabrosas, downloads enormes, renomeação de arquivos ou até mesmo edições longas de txt's como eu andei vendo por aí. Eu vi um tutorial de um cara que nem sabia o que estava fazendo, configurava um monte de coisas, colocava pra rodar e era um erro atrás do outro. Incrível como uma coisa tão idiota de simples pode se tornar um verdadeiro inferno caso as informações realmente valiosas não forem ditas.

Às vezes, o que pode acontecer é do Hyperlaunch não reconhecer o emulador, mas isso é facilmente arrumado editando os diretórios nos txt's dos arquivos GLOBAL EMULATORS e do próprio emulador na pasta do Hyperlaunch. Ambos devem conter o mesmo caminho pro executável do emulador, caso isso não coincida, o Hyperspin dá um erro do tipo "não encontrado o .exe do emulador". Eu tive muitos erros desse tipo configurando os emuladores do SNES (SNES9X e ZSNES).

No mais, eu acho incrível como um front-end tão popular e bacana como esse não esteja sendo propagado em terras tupiniquins. É muita falta de informação e, principalmente: informação desencontrada. Pois se eu tivesse achado um tutorial desses, que mostrasse o que baixar, o que instalar e o que configurar, eu já estaria com meu Hyperspin funcionando há tempos.


(vídeo meramente ilustrativo)

Bom, com isso eu vou terminando. Caso ainda hajam dúvidas do funcionamento BÁSICO do Hyperspin, podem mandar nos comentários. Eu ainda não sei de tudo, aliás, estou muito longe disso, mas acho que esse tutorial mais simples e direto pode ser útil pra quem pretende começar a usar o Hyperspin e aprender seus macetes. Espero ter ajudado, qualquer novidade eu volto aqui e divulgo. Muito provavelmente novos tutoriais ensinando mais macetes e dicas sobre Hyperspin virão, bem como sobre outros front-ends também! Abraços!

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