Posted by : Unknown sábado, 28 de dezembro de 2013


Poucos conhecem esse videogame aqui no Brasil, mas o Game.com (pronunciado Game com) era um videogame desenvolvido pela americana Tiger Electronics (a mesma que desenvolvia os minigames que a Tec Toy lançava aqui inclusive adaptações da Sega, Mortal Kombat e Street Fighter II) lançado em 1997 e considerado de 5ª geração (32 bits), possuia tela preto e branco (tal qual o GameBoy, mas nesse mesmo ano sairia a versão colorida do console da Nintendo) e na BIOS havia uma calculadora, Paciência (Solitaire) e calendário, agenda de telefones, além de um dispositivo de acesso a internet.
O emulador
O emulador de Game.com foi enviado por um anônimo ao drx, dumpador famoso por ter revelado (e dumpado) protótipos de Sonic 2 e 3 & Knuckles. Ele foi batizado de “Official Game.com Emulator and Debbuger” já que ele também possui um debugger, que permite editar os jogos. O emulador está em fase bem inicial e está disponível principalmente para desenvolvedores. Então eu mesmo cuidei de criar uma pasta roms e criar esse mini-tutorial de como abrir uma rom, já que não é um trabalho nada fácil.
Tutorial de como abrir uma rom
1. Caso for baixar uma rom por algum site que tenha o fullset (como o DopeRoms), a rom virá no formato .TGC, para ela ser emulada aqui, altere o formato para .BIN.
2. O emulador vai estar na pasta “..\GameCom Emulator\GAMECOM.EXE” após ser deszipado.
3. Abra o emulador > Window > Open Disasm Window. Vai aparecer essa janela abaixo.
4. Dentro dessa janela, vá em File, Load BIN File. O jogo que você quiser, escolha. Vai aparecer uma outra janela escrito “Input” e dentro dela “Adress? (Physical?)”. Não altere nada nela e só clique em OK.
5. Voltando a Diassemble Window, vá em File > Load Kernel e lá escolha Full Kernel e clique no botão Run. Isso fará o emulador rodar.
6. A nova tela parecerá o antigo menu de Acessórios do Windows 3.1. Vá com o mouse (sim, o videogame original usava uma caneta e aqui os jogos funcionam com o mouse também) e clique em Cartridge. Se o jogo estiver emulado, ele vai funcionar. Você verá um cartucho sendo inserido. Geralmente, nos menus dos jogos pode-se usar o mouse também. Caso ao clicar no cartucho aparecer uma mensagem pedindo a inserção do cartucho, quer dizer que aquele jogo não está emulado ainda.
7. Se você quiser colocar um jogo novo, volte a Disassemble Window e clique em Stop! e depois em Reset. Aí, é só repetir o processo.
No emulador, usa-se as setas direcionais como o direcional e no teclado, ASZX são o ABCD, respectivamente, de forma igual ao controle normal do Game.com. Ainda não está disponível para dois jogadores.
Os jogos
Como foi dito, muitos jogos não rodam, então escolhi alguns para que se conheça. Talvez nop futuro eu faça uma resenha melhor e ampliada. Os vídeos citados abaixo são do site espanhol9esferas. Aqui são somente alguns jogos, os de mais destaques (e faltou o Indy 500 que eu não consegui rodar).
Todos os jogos possuem bom gráfico, ainda que em preto e branco mas péssima jogabilidade. O som, na maioria das vezes é reduzido a alguns efeitos especiais ou vozes apenas, sem música de fundo geralmente.
Adventures of Batman e Robin
É o único beat’n'up do console e talez um dos jogos com melhor jogabilidade. Pode-se escolher entre o Batman e o Robin (lógico!). Escolhem-se entre vários objetos para serem usados na fase como o batgancho e o batrangue. Lógico, a escolha das armas depende das fases. Não se trata de um jogo tão ruim, mas prefira ficar com as versões de 16 bits.
Duke Nukem 3D
A Tiger fez a adaptação do jogo reduzindo e muito a possibilidade de movimentação. Ficaram apenas quatro inimigos e quatro armas (o que inclui o chute e a foderosa RPG). O gráfico fica sempre cheio de inimigos. Não há nada a ser censurado nesse jogo, já que não há referências às mulheres que sempre aparecem no jogo original. Há três níveis a serem escolhidos advindos do jogo original: L.A. Meltdown, Lunar Apocalipse e Shrapnel City.
Fighters MegaMix
Fighters Megamix era um jogo de Sega Saturn que fazia um crossover entre dois jogos de luta da Sega: Virtua Fighter 2 e Fighting Vipers. Nessa versão há os seguintes personagens: Akira, Pai, Lion e Jack de Virtua Fighter 2; De Fighting Vipers: Bahn, Candy, Sanman e Mahler. Há também quatro personagens secretos que são habilitados ao terminar cada um dos cursos: Kid Sarah (uma versão SD da Sarah advinda de Virtua Fighter Kids), Janet (de Virtua Cop 2), Siba (um personagem em estilo árabe que estava presente na versão beta de Virtua Fighter e depois foi excluído) e o mais surpreedente: Hornet, um dos carros de Daytona USA. Os cenários geralmente tem parede, de forma igual ao FV, mas no modo versus, pode-se escolher jogar sem ela. Não tem diferença entre jogar com um personagem ou outro: todos são parecidos e os comandos de todos os personagens são os mesmos, só alterando alguns movimentos especiais.
Lost World – Jurassic Park
The Lost World foi o último game do Game Gear e um dos últimos do Mega Drive e são dois jogos legais, mas o de Game.com não é tão legal assim. São dois jogos em um: um de desvio na qual você tem de desviar dos dinossauros que estão loucos para te atacar e para isso pode-se escolher vários veículos como moto, ônibus, carros… Na fase da plataforma, usa-se armas tranquilizantes para atacar os dinossauros mas que logo levantam-se. Deve-se recolher cinco ovos em cada fase e depois enfrentar o chefe de cada nível.
Mortal Kombat Trilogy
Um dos meus jogos de luta preferido (tanto a versão de Playstation quanto a de Nintendo 64), a versão para Game.com possui menos personagens que qualquer uma delas: Cyrax, Jade, Kitana, Mileena, Nightwolf, Rain, Raiden, Reptile e Sektor. Os chefes Motaro e Shao Kahn já começam o jogo habilitados e há também os secretos Ermac e Noob Saibot. No GameFAQs fala de uma dica para habilitar o Scorpion, mas deve ser falsa. Na versão beta prometia ter mais personagens: Goro, Kintaro, Scorpion, Smoke, Human Smoke e Classic Sub-Zero. Nightwolf e Raiden foram adicionados posteriormente. A engine (e a jogabilidade) é a mesma do Fighters Megamix e cada um dos personagens tem um Fatality, um Brutality, um Friendship e um Babality. Shao Khan e Motaro não tem nenhum deles e Noob Saibot não tem Fatality, todos possuem um mesmo comando. Há muitos cenários disponíveis, totalizando 10 (Goro’s Lair de MK1; Dead Pool, Tomb, Portal e Palace de MK2; The Street, Altar, Cave of Souls e The Bell Tower de MK3; por fim, Jade’s Desert do UMK3). Queria saber quem foi o gênio que fez a seleção dos personagens: sem Sub-Zero e sem Scorpion! Além disso, tanto o Ermac quanto o Noob Saibot cobrem a ausência do Sub-Zero, apesar de suas magias não paralisarem os personagens, ao contrário do original. Olhe a imagem ao lado: eles estão lutando sobre o ácido da Dead Pool!
Resident Evil 2
Excelentes gráficos nesse jogo, com personagens enormes, nesse jogo usa-se um botão para preparar a arma e outro para atirar. E o primeiro inimigo está logo aí, do seu lado, louco por um cérebro à milanesa! Para andar, usa-se os direcionais para cima e para baixo, de forma similar aos primeiros GTAs. Há também puzzles a serem resolvidos, das mesma forma que o original e também há três armas para serem escolhidas. É um jogo difícil de conduzir, já que você movimenta somente na horizontal ou na vertical enquanto os vários tipos tipos de zumbi podem te atacar na diagonal.
Sonic Jam
A intenção desse jogo era boa: fazer um três-em-um do Sonic baseado na versão para Saturn/PC. Mas, a boa intenção parou por aí. Você pode escolher entre três jogos: Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles e entre três personagens: Sonic, Tails e Kncukles, mas o Knuckles não plana e não escala paredes, é somente uma modificação do Sonic. Depois detalho cada um deles, mas para começar, a jogabilidade de todos os jogos é ruim, lembrando muito o Somari (de NES, em breve estarei falando dele), às vezes é necessário que se tome uma distância grande na corrida para que se consiga subir, coisa que é possível fazer em qualquer jogo do Sonic sem esforço. Saltar espinhos e acertar inimigos também é um tormento. Além disso, cada jogo é formado por 4 estágios baseados em uma fase desse jogo, na qual enfrenta-se os chefes nos três últimos estágios, há também as fases de bônus no Sonic 2 e no Sonic & Knuckles que são somente para conseguir pontos, sem as esmeraldas.
No Sonic 2, as fases são inspiradas na Emerald Hill Zone e os chefes são, na sequência: o primeiro, da Chemical Plant, o segundo, da Aquatic Ruin e o final, o chefe da Emerald Hill Zone.
No Sonic 3, as fases são baseadas no primeiro ato da Angel Island e possui como chefes: o subchefe da Angel Island e o chefe da Angel Island. Por fim, no Sonic & Knuckles as fases são baseadas na Mushroom Hill e os chefes são o subchefe da Mushroom Hill, o chefe da Mushroom Hill e o chefe da Flying Battery. Veja um GIF com eles aqui.
Conheça mais sobre o Game.com

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